A Cooreta (Cooperativa de Reciclagem de Tatuí) passará a recolher os materiais recicláveis de novos bairros a partir de terça-feira, 30. A novidade foi divulgada pela assessoria de comunicação da Prefeitura na tarde de quinta-feira, 25.
De acordo com o setor, ao todo, 20 novas localidades contarão com o serviço. Os bairros receberão o caminhão da coleta seletiva em dias diferentes.
Nas terças-feiras, o recolhimento será realizado nas vilas Esperança e São Cristóvão, no Jardim Tóquio, Europark, Jardim Juliana, vila Angélica, Jardins de Tatuí e Jardim Aeroporto. Às quartas-feiras, o caminhão passará pelo Vale dos Lagos, Enxovia, Congonhal, Rio das Pedras e Lagoa Vermelha (de 15 em 15 dias).
Toda quinta de cada semana, terão a coleta diferenciada: Fundação Manoel Guedes, Jardim Mantovani, Jardim Saba e Jardim São João. Às sextas-feiras, a população do CDHU (Conjunto de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) “Orlando Lisboa”, do Residencial Atlanta e do Jardim Planalto será atendida.
A Prefeitura recomenda a quem reside nesses bairros que separe, em sacos, papel, vidro, plástico, metal, lixo eletrônico e óleo vegetal. Além de facilitar a identificação, no momento da triagem, a separação dos materiais ajuda a manter a integridade física dos coletores, que não correm o risco de se machucar.
Os sacos de papel podem conter jornais, revistas, papelão, papel branco ou colorido e embalagens de papelão, como caixas de leite. Nos de vidro, é preciso separar garrafas, potes e frascos. Os plásticos devem conter embalagens de produtos de limpeza, garrafas pet, sacola plástica e potes de margarina.
A embalagem dos metais é destinada para descarte de latas de alumínio, aço, óleo e molho de tomate, entre outras. Já a de lixo eletrônico deve ser usado para acomodar computadores, além de celulares, aparelhos de televisão e rádios.
Em Tatuí, a cooperativa também recebe pneus, madeiras, sofás, colchão, lâmpadas e pilhas. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 7h às 13h.
A Cooreta está situada na rua Luiz de Camargo Barros, com acesso pelo quilômetro 127 da rodovia Antonio Romano Schincariol, na vila São Cristóvão. Mais informações são obtidas pelos telefones 99660-0208 e 99727-9413.