A pandemia alterou o comportamento de compra das pessoas e uma dessas mudanças está relacionada à procura cada vez maior por produtos de marca própria.
Na Coop – Cooperativa de Consumo, que mantém as marcas Coop e Delícias da Coop, alguns itens chegaram a bater elevados índices de crescimento nas vendas.
No mês de abril deste ano em relação ao mesmo período de 2019, aumentaram as vendas de suco aumentou (70,9%), arroz (147,88%), embutidos para feijoada (132,91%), ovos (79,35%), papel higiênico (61,52%), água sanitária (37,64%) e farináceos (66,01%).
Segundo o gerente comercial Eder Fernandes, neste período analisado, a média de aumento nas vendas dos produtos marca Coop foi de 47,5%.
“O período de isolamento social provocou considerável aumento nas vendas de vários produtos. Porém, a marca própria apresenta um crescimento superior porque o maior consumo nas residências faz com que os consumidores busquem alternativas mais econômicas sem abrir mão da qualidade. E esta é uma característica dos produtos MP, que oferecem qualidade similar às marcas líderes e mais consumidas habitualmente, com preço mais competitivo, tornando-se um excelente custo-benefício”, explica Fernandes.
Para este ano, a Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro) projeta crescimento de 9,6% nas vendas, considerando todos os segmentos.
E é diante das boas perspectivas do segmento que a Coop acabou de lançar o azeite extra virgem espanhol Coop e, em breve, terá o leite UHT nas versões Integral, desnatado e semidesnatado, novas versões de ração para gatos e açaí congelado em duas versões de embalagens, de 500 ml e dois litros.
Atualmente, a cooperativa possui 67 categorias da marca Coop, envolvendo 369 itens em linha, e a marca Delícias da Coop, 16 categorias com 649 itens em linha de produção.