Coop completa 68 anos com 112 unidades de no estado de São Paulo

Pedro Mattos
PUBLIEDITORIAL

Dia 20 de outubro, a Coop completou 68 anos de fundação e seu desempenho apresentado neste ano e as projeções para 2023 são dignos de comemoração.

Atualmente, são 112 unidades de negócios, entre supermercados, atacarejo e drogarias, distribuídas em 24 cidades paulistas, e está bem próxima de alcançar R$ 3 bilhões de faturamento. Apesar das oscilações econômicas do país, a rentabilidade da Coop cresceu 30% nos sete primeiros meses do ano comparada ao mesmo período do ano passado.

“O resultado foi impulsionado por um forte movimento de eficiência operacional, fruto do novo modelo organizacional orientado por processos, além do crescimento de vendas de 5% no mesmo período – um percentual alinhado ao varejo alimentar”, comenta o diretor geral, Pedro Mattos.

A dois meses para o encerramento do calendário 2022, a Coop ainda tem novidades para apresentar. Abrirá duas novas drogarias em pontos bem estratégicos de Santo André e de São Bernardo, chegando a 83 unidades. Outra novidade refere-se ao lançamento de dois novos sites de e-commerce (coopsupermercado.com.br e coopdrogaria.com.br) e a previsão, segundo o diretor geral é que a performance desse formato de vendas seja equivalente à de uma loja física quando atingir sua maturidade, algo em torno de 12 a 24 meses.

Para 2023, a Coop planeja crescer 3% acima do mercado, ganhar relevância no mercado com a abertura anual de duas lojas de supermercado e dez drogarias. Inclusive, uma delas, de supermercado, já está em construção em Santo André e deverá ser inaugurada ainda no primeiro semestre.

Projetos em andamento

No mês de julho, a Coop colocou em operação o Meu Atacarejo, em São José dos Campos, para experimentar esse modelo de abastecimento e o resultado, que tem superado as expectativas da diretoria, está sendo analisado para o estudo de viabilidade de expansão para outras cidades.

A inovação une atacado e varejo num ambiente de 3,7 mil m² abastecido com 8.000 itens, que representam 80% da cesta de compras do brasileiro.

Seu diferencial está nos setores de hortifrúti, bebidas e mercearia, bem amplos e sortidos, assim como num autosserviço organizado, com precificação assertiva.

A rede também continua em processo acelerado para implementar a nova identidade nas lojas de supermercado e drogaria e a migração do sistema de gestão corporativo para a moderna tecnologia SAP S/4 HANA foi concluída no mês de setembro nas 30 lojas de supermercado e no Meu Atacarejo.

Trata-se de um projeto estruturante, que vem sendo construído desde 2020, para descomplicar processos e dar maior velocidade e qualidade às operações digitais em todos os setores.

A partir deste mês, a equipe de Tecnologia da Informação dá início à migração da tecnologia em algumas drogarias externas, com cronograma de término previsto para dezembro.
Para reforçar o novo modelo organizacional orientado por processos e a eficiência operacional, a Coop reassumiu a gestão do seu Centro de Distribuição (CD), que há dois anos era administrado por operador logístico terceirizado.

Com esse processo, foram contratados 300 novos colaboradores. Essa mudança na operação logística vem proporcionar maior assertividade na movimentação física das mercadorias no CD, melhor precisão dos estoques e mais produtividade.