Mais
    Início Cidades Convenção discute polí­ticas e crescimento urbano no ‘CEU’

    Convenção discute polí­ticas e crescimento urbano no ‘CEU’





    Termina neste sábado, 2, a 6ª Conferência Municipal da Cidade. O evento começou na quinta-feira, 30, reunindo membros da sociedade civil, de entidades e do poder público para discutir problemas e apresentarem propostas para o aprimoramento de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano.

    A conferência é realizada no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”. A temática nacional escolhida para a edição é “A Função Social da Cidade e da Propriedade” e o lema, “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”.

    Participam da conferência membros do poder público, movimentos populares, trabalhadores, empresários, organizações não governamentais, entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa.

    A conferência é organizada pela Secretaria Municipal de Fazenda, Finanças e Planejamento. Todos os 645 municípios de São Paulo estão realizando as etapas locais, que serão sucedidas pela etapa estadual. Em julho de 2017, será realizada, em Brasília, a etapa nacional.

    De acordo com a secretária da Fazenda, Giovana Sousa Domingues, “a participação da população é importante, pois o evento serve para levantar os principais problemas da cidade e os possíveis caminhos para que eles sejam resolvidos”.

    “Tatuí é uma cidade que cresce e precisa adaptar-se a cada ano que passa. O território vai se expandindo, e é necessária mais mobilidade urbana, transporte público de qualidade, acessibilidade. Isso é importante para ser levado à etapa nacional”, explicou.

    Após as discussões realizadas na quinta-feira e na sexta-feira, os participantes elegem, neste sábado, sete questões sobre a cidade, das quais três serão levadas à etapa estadual.

    Os conferencistas ainda vão escolher 12 delegados, que vão representar Tatuí na capital paulista. De lá, serão escolhidos 221 representantes para a edição nacional. As quantidades de eleitos por cidade e Estado são estabelecidas pelos regulamentos estaduais e nacionais.

    Entre as questões debatidas pelos conferencistas na etapa municipal, estão a elaboração e avaliação de políticas públicas para o transporte e mobilidade urbana, habitação, acessibilidade para cidadãos com necessidades especiais e regularização fundiária, entre outros programas urbanos.

    A secretária deu como exemplo a oferta de serviços públicos como os da Educação e da Saúde para o bairro Tanquinho. O bairro cresceu nos últimos anos e deve se expandir mais com a inauguração de casas populares. Como contrapartida, o município está levando escolas e creches para atender à demanda crescente.

    “Se a população tiver serviços públicos próximos de casa, ela não precisará se deslocar para o centro. O território vai se expandindo, e são necessários mais mobilidade urbana, transporte público de qualidade, acessibilidade”, observou.

    A titular da pasta da Fazenda espera que, na etapa estadual, seja escolhido pelo menos um delegado tatuiano para a etapa nacional, como aconteceu em 2013.

    “Tivemos um representante na etapa nacional. É muito importante, pois, dentre mais de 600 municípios no Estado, nós conseguimos levar representantes e levar nossas questões”, declarou.

    Na ocasião, a diretora de educação infantil Fabiana Moraes representou o município na edição nacional da conferência, no Centro de Convenções “Ulisses Guimarães”.