Pessoas físicas que tenham dúvidas com relação à declaração do IR (Imposto de Renda) 2014 são o público alvo de iniciativa da instituição de ensino de Tatuí. Até esta sexta-feira, 10, elas poderão receber orientações na Fatec (Faculdade de Tecnologia) “Professor Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”.
São esclarecimentos prestados por alunos do curso de gestão empresarial a contribuintes que tiveram renda anual superior a R$ 26.816,55 em 2014. O trabalho faz parte da “Semana de Orientação Sobre o Imposto de Renda”, projeto de autoria dos alunos do curso de tecnologia em gestão empresarial, orientados pelos professores Altimar Vieira do Amaral e Lígia Conceição Pereira.
Iniciadas na segunda-feira, 6, as orientações são gratuitas e oferecidas das 14h às 21h, por alunos que fizeram curso de treinamento com Amaral, que leciona contabilidade. Ele é aberto à toda comunidade (somente pessoa física) e tem como premissa disponibilizar para a população informações que possam resultar em “melhores alternativas para a declaração do imposto de renda”.
Os interessados devem comparecer à Fatec e se dirigir à entrada principal. A instituição fica na rodovia Mário Batista Mori (SP-141), 971, no Jardim Aeroporto.
Quem atende à população são alunos que prestam somente orientações. Conforme a professora Lígia, eles não farão a declaração do IR para as pessoas. No entanto, o contribuinte poderá salvar as informações em um “pen drive”, uma vez que elas não serão enviadas pelos estudantes, posteriormente.
No total, 23 alunos se envolveram no projeto e conversam com os contribuintes até o final da semana. Para receber a orientação de um deles, é necessário identificar-se na portaria da faculdade. Na sequência, a pessoa é encaminhada para o local de atendimento, que está localizado na entrada principal.
A orientação é individual e realizada com participação de dois ou três alunos por período (são dois: tarde e noite). Ela é disponibilizada para pessoas físicas “já declarantes” ou iniciantes (que farão a declaração pela primeira vez).
A expectativa é de que na primeira edição da iniciativa os alunos atendam 300 pessoas. Em média, a faculdade tem capacidade para atender de 20 a 25 pessoas por turno.
Caso esse número exceda, a organização informou que o contribuinte pode ser aconselhado a retornar para a instituição “mais tarde”, para evitar “grande espera”.