Da redação
Neste domingo, 26, o teatro “Procópio Ferreira”, do Conservatório de Tatuí, recebe o espetáculo “Escola de Mulheres – Uma Sátira ao Patriarcado”, realizado pelo Grupo Lunar de Teatro. A programação tem início às 17h e a entrada é gratuita.
Apresentado desde 2022 e com duas temporadas na capital paulista, o espetáculo é dirigido e adaptado pela atriz e diretora Suzana Muniz, e conta com texto livremente adaptado da peça teatral “L’école des femmes”, do dramaturgo francês Jean-Baptiste Poquelin (conhecido por Molière), concentrando-se na “crítica ao machismo limitante”. A letra e a música são do ator e músico Mau Machado.
A trama segue Inês, uma jovem criada para ser uma esposa submissa, que, ao chegar à idade de se casar com Arnolfo – o homem que a criou -, encontra um caminho alternativo, após ser despertada por um sonho.
A narrativa combina referências do século 17 e da comédia típica da época, com influências da cultura brasileira e afro-brasileira, incorporando elementos como o Carnaval e rituais simbólicos.
O espetáculo, segundo o grupo, utiliza a linguagem de coro cênico, com o elenco permanecendo em cena durante toda a apresentação. As canções ao vivo misturam influências renascentistas e brasileiras, que visam “criar uma ponte entre a sátira teatral e reflexões sobre o papel das mulheres na sociedade contemporânea”.
O elenco é formado por Ana Clara Fischer, Angelina Miranda, Elvis Zemenoi, Mau Machado, Pamella Bravo, Suzana Muniz, Tom Freire e Vitor Ugo. A produção conta com preparação vocal de Ana Clara Fischer, cenografia assinada por Vitor Ugo, figurinos criados por Daíse Neves, máscaras desenvolvidas por Rafael Mariposa e iluminação de Dida Genofre.
Sobre o grupo
Fundado em 2018 por Suzana Muniz e Mau Machado, o Grupo Lunar de Teatro reúne as experiências da dupla. Além de idealizarem o grupo, eles ministraram cursos de corpo e voz na Oficina Cultural “Oswald de Andrade” e na SP Escola de Teatro, participando também na preparação do coro para a peça “Condomínio Visniec”, dirigida por Clara Carvalho, trabalho que lhes rendeu o Prêmio Cenym de melhor preparação Corporal em 2020.
Em 2020, a dupla expandiu as atividades com projetos audiovisuais e musicais, como a peça surrealista “O Homem do Besouro” e os miniconcertos online “Senhores do Tempo” e “Enquanto a Minha Sombra Valsar”, disponíveis no canal do grupo no YouTube.
O grupo consolidou-se ainda mais em 2022, ao ganhar o edital de residência artística no Teatro de Incêndio, onde desenvolveu uma pesquisa de coro cômico sobre a dramaturgia de Molière.
Essa pesquisa resultou no espetáculo “Escola de Mulheres – Uma Sátira ao Patriarcado” e em sua versão “pocket” (apresentação de curta duração para público pequeno), e “Opereta Lunar”, apresentada no Festival Jornadas, no Novo Anhangabaú.
O espetáculo “Escola de Mulheres” estreou em outubro de 2022, na SP Escola de Teatro, e ganhou uma temporada no Teatro Itália Bandeirantes em 2023, além de participar de festivais como Satyrianas e o Festival Nacional de Teatro de Vitória. Em novembro de 2023, encerrou a segunda temporada em São Paulo, no Espaço Parlapatões.
Serviço
O Conservatório de Tatuí está localizado na rua São Bento, 796-836, centro. A entrada é gratuita e a apresentação conta com tradução em Libras.