Conservatório recebe mais de 250 músicos





Divulgação

Maestro Duda, um dos nomes mais importantes da música brasileira, atuará no evento como compositor e regente

 

O Conservatório de Tatuí recebe mais de 250 músicos na próxima semana. Eles participam, entre quarta-feira, 21, e sábado, 24, da quinta edição do Encontro Internacional de Metais, um dos dez eventos internacionais organizados para celebrar os 60 anos de fundação da instituição reconhecida pela formação de músicos, atores e luthiers.

Os músicos inscritos vêm de 12 Estados brasileiros – Amazonas, Bahia, Espírito Santos, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina. Também há, entre os participantes confirmados, músicos da Costa Rica e Peru.

Todos os inscritos participam de atividades pedagógicas voltadas aos instrumentos que integram a família dos metais: trompete, trombone, trompa, tuba e eufônio.

Os instrumentos mais procurados foram trompete (com 89 inscritos no penúltimo dia de inscrições) e trombone (com 70 participantes confirmados).

“A participação no evento representa um momento importante na carreira desses estudantes de música. Ao frequentar aulas ministradas por referências na música, eles saem do encontro com muito mais informação e podem compartilhar o que aprenderam, além de melhorar a técnica em seus instrumentos”, afirmou Marcelo de Jesus Silva, o “Bambam”, coordenador do encontro.

Participam do evento, como professores, artistas destacados nos cenários nacional e internacional. O professor de eufônio Fernando Deddos, que atualmente cursa doutorado nos Estados Unidos, é premiado no Brasil e exterior.

Outro nome de destaque, com ênfase na música popular, é Jessé Sadoc, que já gravou com artistas como Marcos Valle, Chico Buarque, Marisa Monte, Caetano Veloso, entre muitos outros.

Também participam Albert Khattar, Luciano Vaz e Luiz Ricardo Serralheiro (tuba), Araken Bustos (luteria), Ayrton Benck (trompete), Joaquim das Dores, Mário Rocha e Marcus Bonna (trompa), Marcos Pacheco e Mark Mulley (trombone), além de Míriam Braga (piano).

Neste ano, também é muito aguardada a presença de José Urcisino da Silva, conhecido no meio artístico como “Maestro Duda”. Ele é um dos nomes mais importantes da música brasileira e atuará no evento como compositor e regente.

Em 60 anos de fundação, esta será a primeira vez que o Conservatório receberá Maestro Duda, cujas composições são fundamentais nos estudos de músicos de sopros.

Apresentações

Quem não se inscreveu a atividades pedagógicas também pode acompanhar recitais e concertos, que serão realizados no mesmo período, no próprio Conservatório. Todos os eventos realizados no Salão Villa-Lobos e alguns programados para o teatro “Procópio Ferreira” têm entrada franca.

A abertura será na quarta-feira, 21, às 20h30, no “Procópio Ferreira”, com concerto da Big do Conservatório de Tatuí, tendo como convidado especial o trompetista Jessé Sadoc.

Na quinta-feira, 22, às 11h30, no Salão Villa-Lobos, será realizado recital dos grupos BR Brass e TuBass, ambos formados por alunos do Conservatório, com entrada franca.

Ainda na quinta-feira, às 16h30, também no Salão Villa-Lobos, o Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí apresenta-se sob coordenação de Edmílson Baía, tendo Marcos Pacheco como solista.

Na noite de quinta, às 20h30, no “Procópio Ferreira”, está programado concerto da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, tendo Ayrton Benck (trompete), Luciano Vaz (tuba) e Marcelo Bambam (trombone) como solistas. A regência será do homenageado Maestro Duda.

Para a sexta-feira, 23, estão programadas duas apresentações: às 11h30, no Salão Villa-Lobos, da Big Band Jovem do Conservatório de Tatuí; e às 20h30, no “Procópio Ferreira”, do Quinteto de Metais São Paulo, que faz lançamento do CD “Música Brasileira para Quinteto de Metais”.

Neste evento, o quinteto apresenta-se com Fernando Dissenha, Marcelo Matos (trompete), Luiz Garcia (trompa), Darcio Gianelli (trombone) e Darrin Milling (trombone baixo).

No sábado, 24, às 11h30, acontece recital de Albert Khattar (tuba) e Míriam Braga (piano). A seguir, às 14h30, haverá apresentação de grupo formado por todos os participantes do evento, no “Procópio Ferreira”.

No mesmo local, às 16h, será realizada apresentação da Orquestra de Metais Lyra Bragança (coordenada por Kathia e Marcus Bonna).

O encerramento do evento será com concerto às 20h30, pela Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, com solos de Luiz Ricardo Serralheiro (tuba), Mark Mulley (trombone), Fernando Deddos (eufônio), sob regência de Emiliano Patarra.