O teatro “Procópio Ferreira”, do Conservatório de Tatuí, será palco de apresentação inédita neste fim de semana. Na tarde deste domingo, 22, ele abrigará apresentação do GR (Grupo de Referência) de Itaberá. Os músicos farão concerto com participação da Banda Sinfônica Infantojuvenil do Conservatório de Tatuí.
A apresentação gratuita tem início às 17h e marca a “estreia” de alunos do Projeto Guri em parceria com os músicos da instituição de música, artes cênicas e luteria. O grupo é uma iniciativa do projeto que visa dar oportunidade para jovens em estágio mais avançado de aprendizagem de aprimorarem o conhecimento musical, melhorarem as técnicas e refinarem os repertórios.
Por meio de intercâmbios – como o que acontecerá em Tatuí –, os integrantes dos grupos trocam experiências com estudantes de diferentes polos, músicos e regentes de destaque nacional e internacional. As apresentações também permitem aos participantes “amadurecimento” profissional.
Em Tatuí, o intercâmbio cultural entre o Projeto Guri e o Conservatório de Tatuí tornou-se possível por meio do Instituto CCR, da concessionária CCR SPVias, que patrocina os polos de Itaberá, Itatinga, Capela do Alto e Taquarivaí.
Na apresentação deste domingo, alunos e alunas de flauta, clarinete, saxofone, trompete, trompa, trombone, tuba, contrabaixo acústico e percussão e a banda do Conservatório de Tatuí serão regidos por dois maestros. São eles: o educador Heliton Macedo Costa e o regente Marco Antônio Almeida Júnior.
O repertório é composto pelas músicas “Abertura Festiva”, “Atrio Parroquial”, “Bells of Freedom”, “Carpathian Sketches”, “Invocation and African Dance”, “Little Suite for Band”, “Pioggerella D’autunno”, “Swahili Folk Hymn”, “Uskudar”, “Where The Sun Breaks Through The Mist” e “Wie Schön Leuchtet der Morgenstern”.
Destaque na região de Itaberá, o grupo referência é formado por músicos que tocam instrumentos de sopro e percussão. Os músicos têm repertório que transita entre o “universo erudito e o popular”, registrando participações em diversos eventos, como a Bienal do Livro, em 2012, ao lado da Banda Sinfônica de Bauru. Na ocasião, eles tocaram sob regência de Ricardo Cadim.
Em 2013, o grupo tocou ao lado da Rodney Mack Philadelphia Brass Band (Estados Unidos), sob regência da maestrina Emily Threinen, da Universidade de Temple, no Auditório Ibirapuera. No mesmo ano, participou de concerto sob a batuta do maestro Adalto Soares e em 2014, sob regência de Edivado Chiquini.
No ano seguinte, os músicos estiveram no Festival de Inverno de Boituva. E, em 2016, participaram do 8º Seminário Amigos do Guri – Ser Criativo, em Santos.
A Banda Sinfônica Infantojuvenil do Conservatório de Tatuí é formada por alunos da área de sopros e percussão que estão entre o quarto e sexto semestre dos respectivos cursos. A proposta pedagógica foi elaborada pelo maestro Dario Sotelo e consiste em uma ação pedagógica coordenada entre as matérias às quais o aluno iniciante tem acesso: teoria e percepção, canto coral e aula de instrumento.
Sobre o Guri
Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro. Ele oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos.
Mais de 49 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o Estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação Casa, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social.
Mais sobre o projeto pode ser encontrado em www.projetoguri.org.br. Os ingressos para acompanhar a apresentação do grupo em Tatuí são retirados na bilheteria do teatro. A unidade funciona na rua São Bento, 415, no centro.