Da redação
Nesta quinta-feira, 11, aniversário de Tatuí, às 17h, o Teatro “Procópio Ferreira” será palco da terceira edição do Festival Internacional Ethno Brazil, fruto de parceria da Sustenidos com a Jeunesses Musicales International (JMI).
Segundo os organizadores, O Ethno Brazil integra o Ethno World, maior festival internacional de música tradicional/folk para jovens músicos, e tem a missão de promover atividades voltadas “à preservação dos valores e referências culturais”. O Ethno é promovido em outros 25 países, e foi criado há 30 anos, pela JMI.
Terceiro ano no Brasil, o festival é realizado por meio da parceria internacional estabelecida entre a JMI e a Sustenidos Organização Social de Cultura, que administra o Conservatório.
Em 2019, o Ethno Brazil reuniu 28 músicos da mesma faixa etária, de 11 países: Espanha, Portugal, Chile, Grécia, Argélia, Argentina, Guiné, Índia, Bélgica e Chipre, além do Brasil. O encerramento foi feito com um espetáculo no auditório Ibirapuera.
De acordo com a equipe organizadora, no Brasil, os objetivos do Ethno são: “preservar a cultura tradicional por meio do diálogo intercultural, criar oportunidades iguais para músicos de todos os gêneros, dar espaço a jovens talentos em um ambiente inclusivo, propiciando experiência em condições profissionais, construir a confiança deles na promoção de seu desenvolvimento musical e criativo em um local para criação e performance”.
Em 2022, o festival recebeu inscrições de 43 artistas, sendo 23 músicos brasileiros e outras 20 de países estrangeiros, como Chile, Moçambique, Iraque, França, Palestina, Argélia.
Os integrantes brasileiros desta edição são: Daniel Romero Alfaro de Miranda, Iago Tojal Araújo, Igor Santos de Jesus Santos, Juliana Saemi Murakami, Kayk Isaque da Silva Ferreira, Kesia Pessoa Cordeiro, Leandro Alexandre Venâncio de Almeida, Leonardo Venâncio Cappi, Luana Paula Carvalho Duarte, Luca Alessandro, Meliely Francine Sousa, Michael Yuri Saito de Camargo, Gabriel Levy, Tainara da Silva, Thayná Aline Bonacorsi Xavier e Vinícius Sano de Araújo.
Os integrantes estrangeiros são: Adam Nicolás Bustios Jara, do Chile; Aníbal da Costa Celestino, de Moçambique; Cristóbal Cerda, do Chile; Daroon Rwnd Othman, do Iraque; Ester Moseis Macuacua, de Moçambique; Fernanda Monserrat Soto Valdivia, do Chile; Louise Calzada, da França; Romain Valentino, da Itália; Saheb Sara, da Argélia; Sara Liliana Tavera Mariño, da Colômbia; Yousef Muzahem Saif, da Palestina; e Suchet Malhotra, da Índia.
Para o gerente-geral do Conservatório de Tatuí, Gildemar Oliveira, a etapa do Ethno Brazil 2022, realizada no Teatro “Procópio Ferreira”, será “um presente da Sustenidos não só para o maior Conservatório da América Latina como para a Capital da Música”.
“Nada mais justo do que festejar essa data com excelente música, e trazer o Ethno Brazil para a programação do aniversário de Tatuí tem uma relevância muito grande, pois trata-se de evento reconhecido internacionalmente e oportunidade de o mundo conhecer Tatuí”, destacou Oliveira, por meio da assessoria de comunicação do CDMCC.
“A cultura é um dos principais pilares que sustentam o Instituto CCR. Nosso maior propósito é promover a inclusão social, e a parceria com o Conservatório de Tatuí é motivo de muito orgulho, pois sabemos quantas vidas são transformadas pela música”, comenta Jessica Trevisam, gerente de responsabilidade social do Instituto CCR, patrocinadora “diamante” do evento.
A entrada para a apresentação é gratuita e os ingressos podem ser adquiridos via plataforma INTI ou pessoalmente na bilheteria do Teatro “Procópio Ferreira”, de terça-feira a sexta-feira, na rua São Bento, 415, centro. Mais informações estão disponíveis pelo e-mail cultura@tatui.sp.gov.br.