Conservatório inscreve até o dia 12 alunos para cursos de MPB & Jazz





O Conservatório inscreve até a quinta-feira, 12, interessados em frequentar cursos da área de MPB & jazz. São oferecidas 18 vagas nos cursos de guitarra, baixo elétrico, piano, canto, saxofone, trombone e bateria.

Para os cursos na área de música popular, é obrigatório ter conhecimento musical. Especificamente na área de MPB & jazz, a idade mínima é de 18 anos (para canto) e 14 anos (demais cursos).

As inscrições podem ser feitas via internet. A novidade traz facilidades aos candidatos, principalmente de outros municípios, segundo informou a assessoria de comunicação da escola de música.

Para se inscrever, basta que o interessado efetue depósito bancário da taxa de inscrição (no valor de R$ 40) e, em seguida, preencha a ficha de inscrição disponível em www.conservatoriodetatui.org.br/vagas.

As inscrições poderão ser feitas até às 18h desta quinta-feira. Quem desejar, também pode inscrever-se pessoalmente na secretaria pedagógica, à rua São Bento, 808, das 8h às 12h e das 13h às 17h, após efetuar o depósito bancário.

O depósito deve ser feito em favor da Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí, Banco do Brasil, agência 6505-6, conta-corrente 40516-7.

Os candidatos serão submetidos a testes práticos que envolvem apresentação de peça de repertório da música popular brasileira ou de jazz (de livre escolha), uma leitura à primeira vista e uma peça de confronto.

As obras de confronto estão informadas em edital e podem ser obtidas junto ao Conservatório.

Cada interessado pode inscrever-se para apenas um curso. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3205-8447.

MPB & jazz

O curso de MPB & jazz foi fundado em 1989 e é um dos mais concorridos da instituição. Em princípio, seguiu modelo da “Berkeley School” e, a partir de 1994, sob coordenação de Paulo Flores, passou a ter como prioridade a construção de uma escola de música brasileira popular.

Conforme a assessoria do CDMCC, essa mudança tornou-se o diferencial da área de MPB & jazz do Conservatório, desenvolvendo também um departamento de choro que, em 2009, passou a funcionar como área independente.

Atualmente, o curso coordenado pela professora Érica Masson tem “corpo docente altamente qualificado e de renome na música instrumental brasileira.”

O curso tem como objetivo desenvolver a capacidade técnica e perceptiva do aluno em seu instrumento. Dessa maneira, “possibilita que o estudante toque em grupos e fornece suporte necessário para que entenda e aplique os conhecimentos no cenário musical, tornando-o apto para enfrentar o mercado de trabalho, tendo como foco principal a improvisação”.

Ao longo do curso, são abordadas as características de diversos estilos musicais, enfatizando-se os ritmos brasileiros.

Com o intuito de auxiliar na compreensão e no desempenho do conteúdo programático, a principal característica do curso é a integração dos conteúdos programáticos entre todas as matérias.

“Em outras palavras, o conteúdo que o aluno estuda na aula de instrumento também é abordado nas aulas de percepção e harmonia, além das aulas de prática de conjunto nas quais o aluno executará músicas com o mesmo conteúdo”, segue a assessoria.

Durante o curso, o aluno tem a possibilidade de participar de grupos com os mais diversos tipos de formações. Entre eles, duos, trios, quartetos, combos, big bands reduzidas até big bands com formação completa.

“Essa oportunidade possibilita que o aluno coloque em prática todo o material fornecido pelos professores nas aulas de instrumento e de matérias teóricas, melhorando a parte técnica, perceptiva e, até mesmo, expressiva do seu instrumento”, cita a assessoria.

Além dos grupos formados nas aulas de prática de conjunto, o curso agrega a Big Band Jovem do Conservatório de Tatuí.