O Conservatório recebe na terça-feira, 8, o percussionista Alan Salgado. Ele ministrará o workshop “Instrumentos do Samba: Suas Origens e Influências”, a partir das 13h. A entrada é gratuita.
Alan Salgado é paulistano e, desde criança, já acompanhava a cultura do candomblé. Aos 12 anos, iniciou os estudos percussivos no Centro de Educação Pop Nossa Senhora Aparecida, onde participou da Banda Juventude da Vila.
Com o passar do tempo, buscou novos conhecimentos e experiências: foi ritmista da escola de samba Vai Vai até 2014, desfilou nas baterias das escolas cariocas Unidos da Tijuca, Acadêmicos do Salgueiro e Vizinha Faladeira.
Como educador musical, atuou no Projeto Guri (Fundação Casa), Casa do Zezinho e Projeto Arquimedes, Associação União da Juta e Legião da Boa Vontade.
Trabalha como percussionista desde 2005 e já acompanhou grandes nomes, como Osvaldinho da Cuíca, Alcione, Neguinho da Beija-Flor, Luiza Possi, Zizi Possi, Moacyr Luz, Monica Salmaso, Toninho Ferraguti, Leandro Lehart, Fafá de Belém e o cantor internacional Lucenzo, entre outros.
Em 2015, tornou-se diretor de bateria da escola Independente Tricolor. No ano seguinte, foi para a escola Camisa Verde e Branco e, depois, assumiu o Bloco Mocidade Independente da Zona Leste, permanecendo em ambos por dois anos.
Desde 2017, trabalha ao lado do mestre Vitor Velloso, atualmente na escola de samba Estrela do Terceiro Milênio, no grupo de acesso.
Tem três DVDs gravados e participações em CDs, com destaque para “Leandro Lehart – Ensaio de Escola de Samba”, “Osvaldinho da Cuíca – 70 anos” e “Samba – Suor Brasileiro”.