Da redação
Em 2023, o Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo (Fetesp) volta a acontecer, agora em sua 28ª edição. O evento, promovido pelo Conservatório de Tatuí, reunirá grupos estudantis e profissionais com o objetivo de promover intercâmbio cultural entre estudantes e artistas.
Estudantes interessados devem seguir as orientações do regulamento disponível no site do Conservatório (https://www.conservatoriodetatui.org.br/) e podem se inscrever gratuitamente até o dia 3 de maio pelo formulário eletrônico.
Estão aptos a participar grupos de teatro, coletivos teatrais e estudantes de escolas públicas ou particulares, de ensino fundamental, médio, técnico, superior ou livres, sediados no estado de São Paulo.
Todos os itens dos requisitos para inscrição deverão constar na proposta. De acordo com a organização, a ausência de alguns deles poderá causar a desclassificação do candidato.
A seleção dos trabalhos será feita por uma comissão designada pela gerência artística e pedagógica de artes cênicas do Conservatório de Tatuí, envolvendo professores e convidados especialistas na área.
O período de seleção dos espetáculos será entre os dias 4 e 21 de maio.
Serão selecionadas até 12 propostas, entre espetáculos, criações em processo (trabalhos não concluídos), experiências em vídeo (peça-filme, videoteatro etc.), performances e intervenções artísticas.
Todos os grupos selecionados receberão premiação de R$ 3.000, incluindo alimentação e estadia por cinco dias. As despesas relativas a transporte e montagem do espetáculo, além de eventual extensão de estadia no município, são de responsabilidade de cada grupo.
A abertura oficial do festival será no dia 21 de julho e a cerimônia de encerramento está agendada para o dia 30 julho, no Teatro “Procópio Ferreira”, localizado na rua São Bento, 415, centro.
O Festival
Criado em 1977 por Moisés Miastkwosky e pelo então diretor do Conservatório de Tatuí, professor José Coelho de Almeida, o festival gerou grande movimento teatral na cidade por meio das escolas e do recém-criado curso de teatro da instituição.
Após hiato de sete anos, o Fetesp foi retomado em 2022, na 27ª edição. Ao longo de dez dias, a programação da edição anterior trouxe 17 criações, sendo 12 trabalhos estudantis, quatro espetáculos convidados e uma participação especial.
Foram mais de dez atividades formativas oferecidas à comunidade, entre oficinas, residências artísticas, mesa-redonda e atividades de mediação teatral, além de dez “lives” com participações de estudantes e professores das cinco regiões do país.
Foram mais de 150 participantes das principais escolas de teatro e estudantes de ensino médio do interior do estado de São Paulo reunidos em Tatuí.
“A 28ª edição buscará integrar grupos estudantis e profissionais em uma programação igualmente intensa”, divulgou a assessoria de comunicação do CDMCC.
O evento, segue a assessoria, contará com criações em processo, espetáculos, performances, intervenções em diversos espaços da cidade, residências artísticas, produção de material crítico e registro para fins pedagógicos, oficinas e master classes, “promovendo uma troca estética entre estudantes e profissionais de diversas regiões do estado”.
“Estamos preparando um festival tão vibrante quanto a retomada do ano passado. O sucesso dele se deve às inúmeras atividades que integram estudantes e artistas profissionais durante dez dias no período das férias, além das apresentações em si”, declarou Antonio Salvador, gerente artístico-pedagógico de artes cênicas da instituição.
“É condição que os grupos permaneçam integralmente cinco dias no festival para que isso possa acontecer, isso faz toda a diferença. Conviver, trocar, criar juntos é a singularidade do Fetesp, e para isso estamos preparando toda a estrutura para receber os estudantes”, conclui o gerente.