Da redação
Estão abertas as inscrições para o segundo processo seletivo dos grupos artísticos musicais do Conservatório de Tatuí. As vagas são para alunos regularmente matriculados na escola em 2025 e a participantes externos – vindos de outras instituições de ensino musical ou que estudem com professores particulares, desde que comprovem periodicamente vínculo estudantil ao longo do ano letivo.
As bolsas de performance terão vigência entre 31 de março e 20 de dezembro, e contemplam os grupos: Banda Sinfônica, Big Band, Coro, Grupo de Choro, Grupo de Música Raiz, Grupo de Percussão, Jazz Combo e Orquestra Sinfônica. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 23 de fevereiro, por meio do formulário.
O Conservatório de Tatuí conta, atualmente, com nove grupos artísticos musicais de bolsistas que, por meio de atividades exclusivas, visam aperfeiçoar o conhecimento técnico e artístico de estudantes dos cursos de música.
“A iniciativa permite, ainda, que os alunos se apresentem ao lado de artistas de renome, além de proporcionar a participação em master classes e concertos dentro e fora do estado de São Paulo”, acentua a assessoria de comunicação da instituição.
De acordo com Renato Bandel, gerente artístico de música do Conservatório, o programa de bolsa-performance é “uma iniciativa que reafirma a excelência do ensino oferecido pela instituição”.
“Os grupos artísticos musicais são formados por estudantes em nível avançado de conhecimento, com qualidades técnicas que estejam compatíveis com os grupos”, acrescenta.
“As bolsas-performances funcionam como um mecanismo importante de desenvolvimento artístico-pedagógico, proporcionando uma vivência real do mercado musical profissional ao permitir que esses participantes desfrutem de uma rotina de ensaios e apresentações em grandes palcos e ao lado de fortes expoentes do mundo da música”, reforça Bandel.
Para os aprovados, as bolsas serão pagas entre os meses de março e dezembro, distribuídas em nove parcelas de R$ 700, para estudantes com seis horas de ensaio semanais, e R$ 1.000, para os com carga horária de nove horas por semana.
“A bolsa-performance é uma importante ferramenta de permanência para estudantes, possibilitando que seu foco seja direcionado ao aprimoramento de suas habilidades e qualificação profissionalizante”, complementa Bandel.
Vagas
Ao todo, o segundo processo seletivo de bolsistas dos grupos artísticos musicais oferece 34 vagas remanescentes, que atendem formações diversificadas nas áreas instrumentais e de canto. Também abre inscrições para cadastro de reserva em alguns grupos.
As áreas envolvem: Banda Sinfônica, com vagas remanescentes para clarinete, contrabaixo, eufônio, oboé, percussão, saxofone alto, saxofone tenor, trombone baixo, trompa, violoncelo; de cadastro reservas, estão disponíveis fagote, harpa, trombone tenor e trompete.
Na Big Band, os remanescentes são para saxofone barítono e trombone tenor; já para cadastro de reserva, saxofone alto e trombone baixo. No Coro, as vagas são para baixo, barítono, soprano e tenor; já o reserva é para contralto. No Grupo de Choro, as vagas são para violão sete cordas e o cadastro reserva, para cavaquinho.
Há, ainda, cadastro reserva para acordeão, percussão e viola caipira para o Grupo de Música Raiz; percussão para o de Percussão; saxofone, trombone e trompete, para a Jazz Combo; e percussão, trompa e tuba, para a Orquestra Sinfônica, que ainda tem vagas remanescentes de contrabaixo, fagote, oboé, trombone, trompete, viola e violoncelo.
De acordo com o edital, 50% das vagas disponíveis serão destinadas à ampla concorrência e reservadas a estudantes de escolas públicas e 50%, a estudantes de escolas públicas.
Da porcentagem voltada aos participantes oriundos do ensino público, há a distribuição de cotas para pessoas pretas, pardas e indígenas e para pessoas trans/travestis. Do total de vagas, 5% estão destinadas a pessoas com deficiência.
Requisitos
Os critérios para inscrição de todas as modalidades estão detalhados no edital, “que deve ser lido atentamente pelos estudantes”, a fim de confirmar se atendem aos pré-requisitos determinados no regulamento.
Entre as necessidades previstas, por exemplo, é essencial ter disponibilidade para acompanhar os ensaios presenciais/virtuais (seis ou nove horas semanais) e as apresentações do grupo escolhido ao longo do ano.
Interessados podem concorrer em quantas vagas desejarem. Contudo, em caso de aprovação em múltiplos grupos artísticos musicais, deverão optar por apenas um deles e comunicar a escolha por meio do e-mail: bolsista@conservatoriodetatui.org.br, conforme os prazos estipulados.
A relação de aprovados e suplentes para as vagas será divulgada a partir do dia 19 de março, no site do Conservatório de Tatuí. As inscrições são feitas via formulário (https://forms.gle/wa1vMXqXmGEvPFqf6) e o edital acessado pelo link https://bit.ly/3PY0QNe.