
Da redação
Nesta semana, o Conservatório de Tatuí anunciou inscrições para três cursos: “Em busca da crítica teatral: breve história e práticas da crítica na cena brasileira contemporânea”; “Uma viagem pelos ritmos do mundo”; e “O palhaço e os (des)objetos: por uma reconciliação com a inutilidade”.
As formações são gratuitas, têm duração de 48 horas e 24 horas e serão ministradas de forma híbrida. As vagas são limitadas e os critérios de seleção variam. As inscrições podem ser feitas de forma online no site do Conservatório de Tatuí.
“Em busca da crítica teatral…”, comandado por Kil Abreu, traçará um panorama sobre os caminhos e mudanças dos procedimentos relacionados à resenha teatral no país e os princípios da crítica moderna até o presente.
As pessoas inscritas poderão discutir e compreender sobre a diversidade nas abordagens atuais do tema a partir da produção cênica contemporânea. Durante o curso, a turma analisará obras em cartaz na atualidade.
Jornalista, crítico e curador, Kil Abreu já atuou como coordenador pedagógico da Escola Livre de Teatro de Santo André. O docente também compôs júris dos principais prêmios do segmento no país, como Shell e APCA.
Já foi curador do Centro Cultural São Paulo e trabalhou em diversos festivais de teatro, como o de Curitiba, Festival de Fortaleza, Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, entre outros.
Período do curso: O curso será de 30 de abril a 2 de julho, online e presencial, às segundas-feiras e quartas-feiras, das 19h às 21h30, pelo Zoom.
Serão 48 horas para 20 participantes, com foco em atrizes, atores, estudantes de teatro, dançarinos, performers, artistas e pesquisadores do corpo e interessados em crítica.
Os pré-requisitos envolvem interessados em geral que tenham concluído alguma formação nas áreas cênicas, letras ou afins. Os critérios de seleção consideram currículo e carta de interesse.
O prazo de inscrição segue até o dia 24. Pela ficha de inscrição: https://conservatoriodetatui-ps.softwaregeo.com.br/seletivo/inscricaoCursoLivre?editalId=146
“Uma viagem pelos ritmos do mundo”, com Beto Angerosa, explora a temática de “Ritmos do Mundo” e “promove uma verdadeira viagem musical pelo planeta”.
Ministradas pelo percussionista Beto Angerosa, as aulas usam métodos como a apreciação, decifração e prática de diferentes ritmos, tradicionais de diversos países e regiões.
O público participante “poderá viver uma interação” com o professor e outros participantes, com o intuito de expandir a percepção por outras culturas, histórias e musicalidades de povos ao redor do mundo.
Beto Angerosa é bacharel em filosofia pela USP e percussionista, compositor e professor. No universo acadêmico, destaca-se como pesquisador de diversas linguagens étnicas da musicalidade mundial, dedicando-se a projetos, grupos e gravações distintos, no Brasil e em dezenas de países, com inúmeros artistas de renome nacional e internacional.
É professor de percussão popular, rítmica e de cursos livres na Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp Tom Jobim). Também é docente da primeira pós-graduação sobre percussão popular realizada no país, pela Universidade Santa Marcelina.
Período do curso: 26 de abril a 19 de julho. Serão aulas online e presenciais às segundas-feiras (nos dias 28 de abril; 5, 12, 19 e 26 de maio; 2, 9, 16, 23 e 30 de junho; 7 e 14 de julho), de forma online, das 17h às 19h e aos sábados (nos dias 26 de abril; 10 e 24 de maio; 7 e 21 de junho; e 19 de julho), de forma presencial, das 13h às 17h.
Local: Zoom e Conservatório de Tatuí. Carga horária: 48 horas. Total de participantes: 20. Público-alvo: músicos, estudantes de música e interessados em geral. Pré-requisitos: Interesse pelo assunto, conhecimento básico de música e cultura geral e certeza de assiduidade nas aulas
Critério de seleção: vídeo contendo a motivação de fazer o curso de mini currículo.
Prazo de inscrição: Até 25 de abril. Ficha de inscrição: https://conservatoriodetatui-ps.softwaregeo.com.br/seletivo/inscricaoCursoLivre?editalId=149
“O palhaço e os (des)objetos: por uma reconciliação com a inutilidade”, com Rodrigo Costa, visa investigar, por meio de um jogo autoral com os objetos, “um humor que revele a singularidade de cada palhaço, transformando a matéria literal (o objeto) em poesia visual”.
Ao longo das aulas, serão aplicados exercícios que “buscam explorar o potencial do campo simbólico e metafórico de objetos, criando um ambiente propício a encontrar a inutilidade como expressão da alegria e poética do palhaço”.
Ator, palhaço e professor de teatro, Rodrigo Costa é também bacharel em interpretação teatral pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em artes da cena pelo Instituto de Artes da Unicamp.
Na arte da palhaçaria, Costa apresenta espetáculos solos como “Seu Bonanza”, “Seu Bonanza em Jogo do Amor” e “Seu Bonanza em Bernardo – O Apanhador de Desperdícios”, além de integrar o elenco de festivais e mostras de teatro e circo.
Costa também atua como arte-educador na região de Tatuí e integrante da Nossa Trupe Teatral, na qual dá continuidade ao trabalho de pesquisa sobre a linguagem do palhaço e colabora na produção de espetáculos e mostras teatrais na cidade.
Período do curso: 23 de maio a 4 de julho. Aulas presenciais às sextas-feiras, das 14h às 18h (exceto 20 de junho). Local: Unidade 3 do Conservatório de Tatuí (rua 11 de Agosto, 620, centro). Carga horária: 24 horas. Total de participantes: 20.
Público-alvo: atrizes, atores, estudantes de teatro, dançarinos, performers, artistas e pesquisadores do corpo, interessados em palhaçaria, dentre outros. Pré-requisitos: Interessados em geral que tenham concluído alguma formação nas áreas cênicas ou afins. Critério de seleção: currículo artístico e carta de interesse.
Prazo de inscrição: Até 6 de maio. Ficha de inscrição: https://conservatoriodetatui-ps.softwaregeo.com.br/seletivo/inscricaoCursoLivre?editalId=147.