
Da redação
O Conservatório de Tatuí está com inscrições abertas para o curso de aperfeiçoamento “Direção Cênica no Teatro Musical (Ópera): história, análise e prática”, ministrado por Rosana Orsini.
A formação é gratuita, com 48 horas de duração, e contará com aulas virtuais realizadas por meio da plataforma Zoom. As vagas serão preenchidas por meio de análise de currículo e carta de interesse. As inscrições podem ser feitas por meio do formulário online no site do Conservatório de Tatuí, até 6 de outubro.
O curso propõe “uma imersão abrangente na ópera, sendo analisada tanto como uma obra de arte total quanto como um espaço de reflexão crítica, enquanto o público participante acompanha desde suas origens às práticas cênicas contemporâneas”.
A turma “revisitará momentos icônicos do gênero” – desde seu surgimento na Itália, passando pela expansão em toda a Europa e sua chegada ao Brasil.
Estudantes terão a oportunidade de examinar a evolução de múltiplos elementos como sua arquitetura e cenografia, além do impacto prático desses fatores na direção.
Será possível, ainda, analisar as diferentes dimensões da dramaturgia musical operística (recitativos, árias, concertatos, entre outros), bem como formas de articulação entre música, texto e cena.
A proposta formativa ainda prevê a integração de teoria e prática, com o estudo de produções, atividades relacionadas à direção, regência cênica e elaboração de propostas de encenação.
Rosana Orsini é musicóloga, diretora cênica e cantora lírica. Sua trajetória profissional é costurada pela pesquisa, performance e criação artística.
Com amplo reconhecimento internacional, frequentemente participa de importantes congressos de musicologia, como eventos da International Musicological Society, Transnational Opera Studies Conference, Sociedad Española de Musicología e Società Italiana di Musicologia, nos quais contribui ativamente com o debate contemporâneo sobre ópera, performance e história da música.
Como intérprete, Rosana se dedica tanto ao repertório clássico quanto à música antiga e colonial brasileira. Entre os destaques de sua história musical, atuou na estreia moderna de “A Noite de São João”, de Elias Álvares Lobo, primeira ópera composta por um brasileiro e em língua portuguesa.
A produção de 2022 foi realizada no Conservatório de Tatuí “e Rosana teve um papel importante na pesquisa e encenação da obra”, acentua a assessoria de comunicação do CDMCC. Atualmente, é tida como referência na articulação entre musicologia, interpretação e direção de cena.
O curso acontece de 14 de outubro a 18 de dezembro, com aulas online e presenciais às terças e quintas, das 18h às 20h. Há vagas a 20 participantes, tendo como público-alvo artistas maiores de 18 anos, interessados em linguagens cênicas que relacionam a música e o teatro, criadores com interesse em dramaturgia, direção cênica, direção musical e óperas.
Os pré-requisitos incluem ser artista maior de 18 anos que tenha formação em alguma linguagem cênica ou musical o critério de seleção leva em conta o currículo e uma carta de interesse.