
Da redação
O Conservatório de Tatuí, em sua programação de dezembro, destaca os últimos concertos da temporada dos grupos artísticos, sessões de cinema do projeto Cine Bibi, e masterclasses, entre outros eventos.
Nesta terça-feira, 2, às 13h, o CCMCC convida Simone Soul para o workshop “Percuteria: percussão criativa – a liberdade rítmica na composição”.
Durante o encontro, a docente compartilhará com o público um pouco de seus processos de criação que combinam a base da bateria com instrumentos percussivos e objetos sonoros. O evento tem entrada gratuita, classificação indicativa livre e será realizado no Salão “Villa-Lobos”.
Também no dia 2, às 19h30, o Teatro “Procópio Ferreira” se transforma em sala de cinema com o projeto Cine Bibi. O cineclube do Conservatório de Tatuí exibe “Linguagem Universal”.
Dirigido por Matthew Rankin, o longa canadense de 2024 conta três histórias aparentemente distintas, mas que gradualmente se entrelaçam em uma comédia dramática com tons de surrealismo. O filme tem classificação de 14 anos e entrada gratuita.
Na quinta-feira, 4, às 19h, Henrique Menezes promove uma imersão nas manifestações culturais brasileiras na masterclass “Um passeio pelas danças e sonoridades de tradições brasileiras, brincadeiras e celebrações cantadas”.
O docente utilizará brincadeiras, celebrações e sonoridades afro-brasileiras para convidar o público a vivenciar e compreender a força coletiva dessas manifestações. O encontro tem entrada gratuita, classificação livre e será realizado na sala 9 da Unidade 3 do CDMCC.
No dia 5, sexta-feira, às 19h, o projeto Bravo Electro promove encontro entre a música clássica e a eletrônica. Formado por violino e violoncelo, o conjunto usa remixes que “transformam sucessos musicais em experiências sonoras modernas”. A apresentação tem classificação livre e os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada).
Grupos artísticos
Na quarta-feira, 3, às 20h30, a Orquestra Sinfônica e o Coro do Conservatório de Tatuí sobem ao palco do “Procópio Ferreira” para um concerto que apresentará o oratório “Messias”, de G. F Haendel.
Sob a regência de Emmanuele Baldini, os grupos se apresentam ao lado de Cecília Massa, Isaque Oliveira, Maria Angélica Rocha e Samuel Martins, solistas vencedores do Concurso Joaquina Lapinha – premiação de canto lírico voltada a pessoas pretas, pardas e indígenas. A classificação indicativa é livre e a entrada, gratuita.
No ano em que completou 50 anos de fundação, o Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí realiza a última apresentação da temporada e convida Vinicius Barros, membro da Brasil Jazz Sinfônica e chefe de naipe de percussão popular.
Atualmente coordenado por Luis Marcos Caldana, o conjunto é um dos mais antigos em atividade no país e reconhecido por executar repertórios que “passeiam” pela música erudita e popular, com obras percussivas de alta complexidade técnica. O evento será no Teatro “Procópio Ferreira”, com entrada gratuita e classificação livre.
Parte das festividades de Nossa Senhora da Conceição, a Big Band do Conservatório de Tatuí se apresenta no dia 5, sexta-feira, às 15h, na tradicional Festa da Padroeira 2025.
Criado em 1975 e com a coordenação de Diego Garbin, o grupo leva para a Praça da Matriz de Tatuí o “melhor da música brasileira”. O evento é gratuito e tem classificação indicativa livre.
Para eventos realizados no Teatro “Procópio Ferreira”, é necessária a retirada de ingressos, que podem ser adquiridos online e de maneira antecipada pela plataforma INTI ou presencialmente na bilheteria, aberta de terça-feira a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.









