
Da redação
A programação cultural de maio do Conservatório de Tatuí está “recheada de atrações”, informou a instituição neste terça-feira, 29 de abril. Entre os destaques, o palco do Teatro “Procópio Ferreira” recebe o Duo Gisbranco, formado pelas pianistas Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco, que comemora, em 2025, duas décadas de trajetória musical.
A apresentação será no dia 16, às 20h. A instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura, trará ainda concertos dos grupos artísticos musicais, sessões de cinema gratuitas, recitais estudantis e mais.
Na quarta-feira, 7, às 20h30, a Orquestra Sinfônica sobe ao palco do Teatro “Procópio Ferreira” sob a batuta da regente convidada Claudia Rieiro. O concerto ainda terá a participação do solista Horacio Gouveia ao piano.
Dia 8, às 20h, o Coro do Conservatório de Tatuí realiza a primeira apresentação da temporada 2025, também no Teatro “Procópio Ferreira”. O grupo, fundado em 1988, tem a regência de Marcos Baldini e promove “uma imersão pelos diferentes segmentos da música coral”.
Já no dia 10, às 9h30, a Banda Sinfônica do Ciclo Básico da instituição se apresenta na Escola Estadual “Peixoto Gomide”, em Itapetininga. A entrada é restrita à convidados.
Sob a coordenação de Léo Ferrarini, a Jazz Combo do Conservatório de Tatuí se apresenta no dia 14, às 20h, com a participação do guitarrista Alegre Corrêa. O grupo traz um repertório “variado”, com foco na performance de obras instrumentais brasileiras.
No dia 17, às 20h, o projeto Lamat evoca, em sua apresentação, “uma viagem atemporal pelo universo dos sons”, conforme divulgado pela assessoria de comunicação do CDMCC. Os espetáculos serão realizados no “Procópio Ferreira”, ambos com entrada gratuita.
Ao lado do clarinetista Caetano Brasil, a Big Band do Conservatório de Tatuí se apresenta no dia 21, às 20h, com entrada gratuita. O grupo tem coordenação de Diego Garbin e interpreta repertórios que “passeiam” por estilos como música instrumental contemporânea, jazz tradicional e música brasileira de vanguarda.
Na sexta, dia 23, às 20h, é a vez do Trio Trincheira apresentar “Sina do Sertão”. Batizado a partir da composição de um de seus integrantes, o violeiro Odair Junior, o show marca o lançamento do primeiro álbum do grupo de música caipira e raiz, que tem ainda em sua formação os musicistas Gustavo Antunes e Giovanna Cortese. Os concertos serão no “Procópio Ferreira”.
A última terça-feira do mês é dedicada aos amantes do choro. No dia 27, às 17h, a Roda de Choro traz a participação da cavaquinista Camila Silva. O espetáculo reúne admiradores e estudiosos do estilo musical no Foyer “Mario Covas”.
No dia 28, às 18h, a Camerata de Violões se apresenta no auditório da Unidade “Chiquinha Gonzaga”, com a coordenação de Diego Salvetti.
Ainda no dia 28, às 20h, a Banda Sinfônica sobe ao palco do Teatro “Procópio Ferreira” com a regência de Marco Almeida Jr. O grupo recebe a solista convidada Letícia Maia.
Sob a coordenação de Luis Marcos Caldana, o Grupo de Percussão convida Fernanda Kremer e Mariana Amaral – timpanista e solista-chefe da Orquestra Sinfônica Brasileira e violoncelista convidada da OSESP, respectivamente – para seu concerto, que será realizado no dia 29, às 20h.
O final de semana segue com a apresentação do Grupo de Música Raiz, dia 30, às 20h. Com a coordenação de Thadeu Romano, o conjunto propõe uma releitura de grandes clássicos da chamada música raiz brasileira.
E, para o fechar o mês, o Grupo de Choro se apresenta no dia 31, às 20h. Comandado por Alexandre Bauab Jr, “o grupo é um importante expoente na pesquisa e difusão do estilo musical no país”, acentua a assessoria. Os concertos têm entrada gratuita, classificação indicativa livre e serão realizados no Teatro “Procópio Ferreira”.
Para eventos realizados no teatro, os ingressos podem ser retirados online e de maneira antecipada pela plataforma INTI ou presencialmente na bilheteria, aberta de terça-feira a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h. Para as demais apresentações, não é necessário retirar ingresso.
Duo Gisbranco
No dia 16, sexta-feira, às 20h, o palco do Teatro “Procópio Ferreira” abre as cortinas para a apresentação do Duo Gisbranco. Formada pelas pianistas, cantoras e compositoras Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco, a dupla apresenta um repertório “inovador e singular que explora a sonoridade dos pianos”, aponta a assessoria do CDMCC.
Bianca Gismonti é pianista, filha do compositor e instrumentista Egberto Gismonti. Aos dez anos, iniciou os estudos musicais no Rio de Janeiro e, aos 19, ingressou no curso de bacharelado em piano na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Claudia Castelo Branco é pianista, arranjadora musical e compositora. Ingressou aos cinco anos no Conservatório Nacional de Música e, aos 11, começou o curso técnico em piano na mesma instituição. No exterior, estudou composição na Universidade Ithaca College, de Nova Iorque, e, em 2003, Claudia concluiu o bacharelado em piano pela UFRJ.
Juntas com o Duo Gisbranco, Bianca e Claudia completam 20 anos de trabalho em 2025, “com uma trajetória recheada de prêmios, parcerias com grandes artistas, participações em inúmeros festivais e seis álbuns”, informa a assessoria.
No ano de 2018, a dupla lançou “Pássaros”, com canções e poemas de Chico César, além de participações de Monica Salmaso, Jaques Morelenbaum, André Mehmari e Sérgio Santos, entre outros.
Os ingressos custam R$ 20 e R$ 10, a meia-entrada, e podem ser adquiridos pela plataforma INTI ou na bilheteria do teatro, de terça-feira a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.
Cine Bibi
Todas as terças-feiras, o Teatro “Procópio Ferreira” se transforma em cinema com o projeto “Cine Bibi”. O cineclube homenageia a dama do teatro brasileiro, Bibi Ferreira, com a exibição de filmes nacionais e internacionais. As sessões têm entrada gratuita e a retirada de ingressos pode ser feita online e antecipadamente, por meio da plataforma INTI.
A programação do mês de maio é dedicada às comédias. Logo no dia 6, às 19h30, o projeto exibe “Abismo de um Sonho”, do italiano Frederico Fellini. A trama conta a história de Ivan e Wanda, recém-casados, que vão até Roma passar uma rápida e conturbada lua de mel. Porém, enquanto Ivan deseja apresentar a esposa para a família, Wanda sonha em conhecer um ator de fotonovelas.
O longa de 1952 costura, em sua narrativa, a oposição de realidade e sonho, uma das marcas registradas da filmografia de Fellini, considerado por muitos um dos maiores diretores do cinema.
No dia 13, às 19h30, será exibido o filme “Beijo 2348/72”, longa nacional dirigido por Walter Rogério. A história mostra as peripécias do operário Norival, que, após ser flagrado beijando uma colega de trabalho, é demitido por justa causa e enfrenta um processo trabalhista, no qual sua namorada e o marido traído aceitam depor contra ele.
A comédia dramática tem no elenco nomes como Maitê Proença, Fernanda Torres, Ary Fontoura, Antônio Fagundes, Chiquinho Brandão e Miguel Falabella, entre outros.
Dia 20, às 19h30, o “Cine Bibi” apresenta “A Estrela Cadente”, de 2023. O enredo narra a vida de Boris, um ex-ativista fugitivo que trabalha como bartender.
No entanto, a vida dele se transforma quando um estranho surge armado no bar em busca de vingança. O filme é “recheado de personagens excêntricos e mistura elementos de comédia com filme noir”.
E, para fechar a programação de maio, o cineclube exibe “A Escola dos Amantes”, dia 27, às 19h30. A ópera em dois atos de Mozart reflete sobre temas como a infidelidade e o amor romântico. A trama mostra dois jovens apaixonados por suas respectivas noivas, que começam a duvidar da fidelidade delas.
As sessões do “Cine Bibi” são realizadas no Teatro “Procópio Ferreira”. Os ingressos podem ser retirados online e de maneira antecipada pela plataforma INTI ou presencialmente na bilheteria, de terça-feira a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.
Recitais de alunos
A turma de performance histórica apresenta um repertório variado com obras de diferentes períodos e autores da música antiga. Com a coordenação de Carlo Arruda, a apresentação será realizada no dia 5, às 16h.
Já no dia 8, às 13h30, estudantes de cordas friccionadas, sob a coordenação de Tulio Pires, apresenta ao público um repertório variado de obras que marcam sua trajetória de formação. Os recitais têm classificação indicativa livre, entrada gratuita e serão realizados no auditório da Unidade “Chiquinha Gonzaga”.
No dia 22, às 15h, será realizado o recital “Violão em Pauta”, com a coordenação de Rosana Massuela. A apresentação reúne estudantes de violão e grupos pedagógicos da instituição, como a Camerata Juvenil “Retrato das Cordas”, Camerata Juvenil “Habemus Violão” e Camerata Juvenil de Violões “Musicando em 6 Cordas”.
Além de um repertório variado em performances solos e conjunto, o recital trará o lançamento do livro “O Violão na Música Brasileira para Iniciantes”, da professora Josiane Gonçalves. Com classificação indicativa livre e entrada gratuita, a apresentação será realizada no CEU das Artes de Tatuí, o Centro de Artes e Esportes Unificados.
Estudantes de sopro-madeiras, sopros-metais, cordas friccionadas e percussão se apresentam com a coordenação de Fanny de Souza Lima, dia 22, às 20h.
O recital será realizado no Teatro “Procópio Ferreira”, com “um repertório variado que passeia por diversas obras e autores da música erudita”. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados de virtualmente por meio da plataforma INTI.
A Vesperal Lírica é uma iniciativa do Conservatório de Tatuí que “celebra a música erudita na apresentação de obras líricas de ópera e do cancioneiro nacional”.
Coordenado por Rosana Massuela, o encontro “promove um intercâmbio de conhecimentos” entre docentes e estudantes de canto lírico da instituição. O evento será realizado no auditório da Unidade “Chiquinha Gonzaga”, dia 30, às 15h.
No dia 31, as turmas de piano e harpa integram a programação do Conservatório de Tatuí. Os recitais, sob a coordenação de Fanny de Souza Lima, apresentam os respectivos repertórios que fazem parte do processo formativos dos estudantes. As apresentações serão no Salão “Villa-Lobos”, com entrada gratuita e classificação indicativa livre.
Todos os detalhes das ações e a atualização de toda a programação do Conservatório de Tatuí na agenda cultural da instituição ( https://www.conservatoriodetatui.org.br/agenda-cultural/). Mais informações: (15) 3205-8434