Da redação
O Conservatório de Tatuí traz para a Capital da Música o multiartista Tiganá Santana. O show do cantor é gratuito e acontece neste sábado, 15, a partir das 20h, no teatro “Procópio Ferreira”. Os ingressos podem ser adquiridos pela internet na plataforma INTI ou pela bilheteria do teatro de terça-feira a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.
Tiganá Santana nasceu no dia 29 de dezembro de 1982, na cidade de Salvador (BA). O compositor, cantor, instrumentista, poeta, produtor musical, diretor artístico, curador, pesquisador, professor e tradutor iniciou os estudos musicais de violão aos 14 de anos, na terra nativa, com Alberto Batinga.
Ainda nessa fase, começou a compor e, desde os nove anos, teve experiência da escrita poética.
Premiado e reconhecido internacionalmente, o artista foi o primeiro compositor na história fonográfica do país a apresentar um álbum com a presença de canções em línguas africanas, fato relacionado à própria formação, bem como por seu interesse em “mundos não ocidentais”.
Entre as conquistas do cantor, está o reconhecimento da conceituada revista inglesa especializada em música “Songlines”, como um dos dez artistas fundamentais da música atual brasileira, e o prêmio concedido pelo Departamento de Cultura da Suécia, por um de seus álbuns.
Ao longo dos últimos 13 anos, o artista excursionou, ininterrupta e frequentemente, por países europeus, africanos e asiáticos, priorizando, ao lado da construção artística, os encontros interculturais e o estudo de aspectos relevantes das culturas locais.
De acordo com a assessoria de comunicação do Conservatório de Tatuí, no show, que integra a programação do primeiro semestre da instituição, o cantor apresentará uma seleção que passará por melodias de toda a carreira dele.
“A minha intenção é apresentar um repertório que atravesse o que gravei nos meus álbuns ao longo desses anos, bem como, eventualmente, algo que não gravei, mas que me venha à alma para cantar ao público que estiver presente no Conservatório de Tatuí”, declarou o artista.
“Fico feliz com a oportunidade de tocar, ao lado dos amigos músicos Leonardo Mendes e Cauê Silva, nesse espaço tão especial, que cuja relevância sei, mas que ainda não havia propriamente visitado”, completou Santana.