Conservatório abre inscrições a oficinas técnicas itinerantes

250





Divulgação

Em edição anterior, Itapevi foi uma das contempladas com curso

 

Estão abertas inscrições para as Oficinas Técnicas Itinerantes, projeto que integra o Coreto Paulista. Elas consistem em cursos gratuitos oferecidos em dez instrumentos.

As capacitações são promovidas pelo Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, de Tatuí, em parceria com as prefeituras das cidades de Adamantina, Leme e Itapeva.

Os municípios foram selecionados com base em critérios verificados por comissão técnica. Adamantina, Leme e Itapeva concorreram com outras 18 cidades inscritas. As atividades serão coordenadas pelo maestro Marcelo Maganha.

Voltadas a músicos e maestros, as Oficinas Técnicas Itinerantes consistem na realização de atividades práticas, visando a proporcionar apoio técnico aos agrupamentos musicais de sopros e percussão de todo o Estado de São Paulo. Elas acontecem nos dias 18 e 19 de outubro, concomitantemente, nas três localidades.

Neste ano são oferecidos cursos de regência, flauta, clarinete, saxofone, trompete, trompa, trombone, tuba, bombardino e percussão. Eles acontecem simultaneamente nas três cidades selecionadas, com duração de 12 horas.

No sábado, 18 de outubro, as atividades serão promovidas das 9h às 12h e das 14h às 19h. No domingo, 19 do mesmo mês, elas acontecerão das 8h até as 12h.

Os municípios-sedes receberão os cursos que tiverem recebido inscrições mínimas por turma. Conforme regulamento, cada músico inscrito só poderá participar de uma oficina por município-sede. As oficinas são inteiramente gratuitas e abertas a qualquer instrumentista interessado.

A turma de regência deverá contar com no mínimo dez alunos e, no máximo, 40. As de flauta transversal, clarinete, saxofone, trompete, trombone e percussão preveem, também, mínimo de dez alunos, mas máximo de 30.

Trompa e tuba abrigarão no mínimo cinco alunos e, no máximo, 15. Já o curso de bombardino será realizado com número mínimo de dez alunos e, máximo, de 15.

Para participar das oficinas, o instrumentista interessado deverá se inscrever no respectivo município-sede, ou ainda via internet pelo site www.coretopaulista.com.br, preenchendo formulário próprio.

As inscrições deverão ser feitas em até 15 dias antes da realização das oficinas, sendo que poderão participar músicos preferivelmente com conhecimento musical, integrantes ou não de banda sinfônica, banda musical, banda marcial, fanfarras, corporações musicais e demais grupos musicais.

Em sua essência, as ações das Oficinas Técnicas Itinerantes visam fomentar, formar e difundir a cultura musical das bandas do Estado de São Paulo.

Ao longo de um final de semana, instrumentistas e regentes têm abordagem ao universo musical atual recebendo, por meio de novos materiais, acompanhamento pessoal de profissionais atuantes no mercado. Conforme o Conservatório, o aprendizado acontece em um processo interativo de essenciais trocas de experiência, que envolve centenas de grupos musicais do Estado.

O projeto consiste na realização de 12 horas de oficinas intensivas de trabalhos técnicos, utilizando partituras e metodologias escolhidas de forma criteriosa. São oferecidos, ao todo, por volta de 15 cursos diferentes que abrangem a regência, toda a família de instrumentos das bandas, além de aprimoramentos extras que irão contribuir para a evolução técnica dos grupos em atividade como manutenção de instrumentos de sopro, arranjo, entre outros.

Coreto Paulista

O Coreto Paulista surgiu a partir da necessidade de se promover e fomentar as atividades desenvolvidas pelas bandas e corporações musicais espalhadas pelo Estado de São Paulo. O programa é concebido e realizado pelo Conservatório de Tatuí, tendo como objetivo o atendimento aos preceitos específicos.

Entre eles, destacam-se: reciclar e capacitar músicos e regentes de bandas; elevar o nível técnico e artístico das execuções musicais; e organizar festivais e encontros, promovendo a cidadania, fraternidade e troca de experiências.

A iniciativa também compreende o incentivo a concertos e retretas das bandas, promovendo cultura e entretenimento para a população, resgatando a tradição das bandas municipais tocando em praças públicas; incentivo a pesquisa, documentação e divulgação das tradições musicais; e propicia orientação administrativa/cultural/musical para os administradores municipais.

Informações

As inscrições para as atividades podem ser feitas no site coretopaulista.com.br ou nos municípios-sede. Em Adamantina, o evento acontece na Escola Navarro de Andrade (Praça Tiradentes, 546) e informações são fornecidas pelo telefone (18) 3522-2243.

Em Itapeva, as aulas serão na Escola de Formação Musical Prof. Hugo Bellésia (rua Adil Bernardino, 522), com informações pelo (15) 3522-3875. Em Leme, as aulas serão na Faculdade Anhanguera (rua Waldemar Silenci, 340) com informações fornecidas pelos telefones (19) 3573-4000 e (19) 3554-8418.