O setor de artes cênicas do Conservatório de Tatuí participa da exposição “Figurino – Indumentária – Costume – Vestimenta”, realizada pelo Museu Histórico “Paulo Setúbal”.
O figurinista Carlos Alberto Agostinho, do setor de artes cênicas da escola, assina a curadoria da mostra, que terá abertura na quinta-feira, 29, às 19h. A entrada é gratuita.
De acordo com o diretor cultural da Prefeitura de Tatuí e coordenador da Companhia de Teatro do Conservatório de Tatuí, Rogério Vianna, a ideia da exposição surgiu quando os produtores culturais se reuniram para deliberar sobre produções da cidade.
“O núcleo de figurino do setor de artes cênicas foi uma das sugestões, visto que é de pouco conhecimento da população que o Conservatório de Tatuí mantém um rico acervo de figurinos para uso em suas produções pedagógicas e artísticas”, afirma o diretor.
“Trata-se de mais uma grande ação colaborativa entre Prefeitura e Conservatório de Tatuí”, acrescenta Vianna.
A exposição irá apresentar diversos trabalhos produzidos pelo núcleo de figurinos desde sua criação, em 1995, além de narrar a história da indumentária e abordar as pesquisas para a produção cênica.
A exposição ainda vai apresentar a história do setor; do Grupo de Teatro “Sófocles”, que se tornou a Cia. de Teatro; da criação do núcleo de figurinos; e a história do teatro tatuiano de um modo geral.
Estarão expostos, também, registros de indumentárias da pré-história até os dias atuais. “Fotos e croquis mostrarão como é executada essa produção” afirma o diretor cultural.
“Será uma grande festa, em que homenagearemos o atual figurinista do Conservatório de Tatuí, Carlos Alberto Agostinho, e ainda relembraremos os póstumos que formaram o setor de artes cênicas: Moises Miastkwosky, Antônio Mendes e Carlos Ribeiro”, conclui Vianna.
Cenas na abertura
A abertura da exposição contará com cenas produzidas a partir das músicas “Meu Velho Pai”, de Léo Canhoto; “Romaria”, de Renato Teixeira; e “Fiz a Cama na Varanda”, de Dilú Mello e Ovídio Chaves.
Participarão os atores Douglas Anhaya, Fernnanda Quésia, Julia Maschietto Mastromauro, Rodrigo Cotrim, Tamires Carvalho, Taty Villega, Vitor Barros e Welinton Rodrigues, da Cia. de Teatro. A supervisão será de Adriana Afonso, Dalila Ribeiro, Fernanda Mendes e Vianna.