Conselho Municipal de Turismo de Tatuí vota Plano Diretor atualizado

Documento aprovado por unanimidade vale para o triênio 2026-2028

Com aprovação, plano, segue à Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos (Foto: AC Prefeitura)
Da redação

O Conselho Municipal de Turismo de Tatuí (Comtur) aprovou, por unanimidade, durante a 11ª reunião ordinária do ano, neste dia 2, a atualização do Plano Diretor de Turismo (PDT) referente ao triênio 2026-2028.

O documento – composto por 217 páginas e acompanhado da minuta do projeto de lei correspondente – é um dos principais instrumentos de planejamento turístico e requisito fundamental para o cumprimento da Lei Complementar Estadual 1.261/2015, que estabelece diretrizes para municípios de interesse turístico (MITs) e estâncias.

A atualização do plano foi elaborada pelos turismólogos da prefeitura, Jean Vinicios Sebastião e Rafael Halcsik Coutinho. Durante a apresentação, Sebastião destacou a atuação do grupo de trabalho do Comtur responsável pela revisão, formado pelos conselheiros César Augusto de Araújo, Victor Cirera Crespo, Carmem Brígida Negrão, Joice Mara de Oliveira Lisboa, Alfredo Youssef Saab e Davison Cardoso Pinheiro.

Ele ressaltou, ainda, o apoio integral do Conselho Municipal de Turismo e informou que “todas as recomendações do grupo foram plenamente atendidas pelo Departamento Municipal de Turismo”.

Coutinho enfatizou que tanto a elaboração quanto a atualização do documento foram realizadas de forma técnica pela equipe municipal, sem custos para a prefeitura, “ao contrário de outras cidades que costumam contratar empresas especializadas para esse tipo de serviço”.

A votação, conduzida pelo presidente do Comtur, Araújo, aprovou o documento de forma unânime. Ele falou sobre a importância estratégica do PDT no processo que elevou Tatuí à categoria de estância turística do estado de São Paulo, tema reforçado recentemente pelo prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior e pela representante da Secretaria de Turismo e Viagens do governo estadual, Vanessa Nogueira, durante a abertura do “Natal Encantado 2025”.

Com a aprovação, o Departamento Municipal de Turismo encaminhará o plano, acompanhado da ata oficial e do termo de aprovação, à Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos.

O documento está assinado pelo presidente do Comtur, pelo secretário municipal do Turismo, Douglas Dalmatti Alves Lima e pelo secretário-adjunto, Rogério Donisete Leite de Almeida, além dos turismólogos responsáveis.

Vianna, que também é secretário-adjunto de Cultura, frisou a importância da atuação integrada entre os Conselhos Municipais de Turismo e de Cultura.

Segundo ele, “essa união fortalece ainda mais a promoção de Tatuí como Capital da Música e Terra dos Doces Caseiros”. Ele lembrou, ainda, que 2026 marcará o bicentenário de Tatuí, cuja agenda turística e cultural será lançada em 24 de janeiro, “tornando o próximo ano um marco histórico para o município”.

A reunião também tratou de outros temas relevantes para o desenvolvimento do setor, como o desempenho expressivo de Tatuí no ranqueamento estadual, o fortalecimento do empreendedorismo turístico e ações planejadas para consolidar os atrativos locais.

Antes do encerramento, o presidente do Comtur informou que os conselheiros interessados em concorrer à presidência do conselho para o biênio 2026/2027 devem enviar suas candidaturas até o dia 20 de janeiro de 2026. A eleição ocorrerá na primeira reunião ordinária do próximo ano.