Conselho Municipal de Saúde tem concluída primeira reunião do ano

39
Próxima reunião do Conselho de Saúde será no dia 17 (foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Da redação

A primeira reunião de 2021 do Conselho Municipal de Saúde, órgão de caráter autônomo e permanente, criado por lei municipal de 1993, aconteceu no dia 20 de janeiro, no auditório do Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva” (Nebam).

O presidente do conselho, Antônio Celso Fiuza Junior, abriu a reunião manifestando pesar pelos que morreram em decorrência da Covid19, em especial, aos tatuianos.

A nova interventora da Santa Casa de Misericórdia, Yrisviviane Tavares Gonsales Silva, foi convidada a apresentar-se aos conselheiros e a expor o planejamento da nova gestão da entidade.

Ela informou que está elaborando, junto a um grupo de trabalho, as metas de gestão para os cem primeiros dias, incluindo a aplicabilidade do relatório elaborado pela empresa de consultoria da CEI da Câmara Municipal.

A interventora ressaltou, por meio da assessoria de comunicação da prefeitura, que, “assim que concluído o planejamento, poderá apresentá-lo nos próximos meses”.

Publicidade

Outra convidada da reunião foi a diretora da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Rosana de Oliveira, que explanou sobre o Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19, que já está sendo divulgado nos órgãos oficiais de comunicação da prefeitura.

Em seguida, o presidente do Conselho de Saúde apresentou os ofícios recebidos da Secretaria Municipal de Saúde em respostas às matérias apresentadas na última reunião de dezembro de 2020.

Entre eles: informação de fiscalização do comércio em geral quanto ao uso de protocolos de higienização, quantidade de clientes e espaçamento dentro do estabelecimento e horário de funcionamento; informação sobre a fiscalização da frota de ônibus urbano referente à gestão de limpeza e higienização, conforme preconiza os protocolos sanitários para prevenção da Covid-19; informação sobre a instalação de ventilador ou ar-condicionado na sala de atendimento da psicóloga da UBS Valinho; informação sobre a organização social Instituto Innovare Gestão em Saúde Pública, gestora da UPA de Tatuí, no que diz respeito ao plantão médico, ao protocolo de acolhimento com classificação de risco para o atendimento aos pacientes; e a existência de um canal direto dos usuários com a administração, para apresentação de sugestões, críticas e reclamações.

Por fim, foram apresentadas duas proposições, ambas de autoria de Fiuza Junior, que foram aprovadas pelo conselho e, depois, enviadas à Secretaria Municipal de Saúde.

A proposição 01/2021 é sobre ação conjunta da Secretaria de Saúde com a Secretaria de Segurança Pública e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, a ser realizada na rua 7 de Abril, esquina com o largo do Mercado, objetivando melhorar a qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social que ficam concentradas naquele local.

Já a proposição 02/2021 diz respeito à criação de um posto de coletas para o descarte correto de medicamentos no município.

A próxima reunião do Conselho Municipal de Saúde será na terceira quarta-feira de fevereiro, 17, em local a ser definido.

Publicidade