Conselho Municipal da Juventude de Tatuí visa diálogo sob nova direção

Anderson Luiz de Souza e Amanda Simões de Abreu (Foto: Divulgação)
Da redação

Pouco mais de dois quintos da população total de Tatuí é formada por jovens. Dos 123.942 habitantes, 27.062 estão na faixa etária compreendida entre os 15 e os 29 anos, de acordo com dados do Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Para atuar em favor dessa população, a nova diretoria do Comujuta (Conselho Municipal da Juventude) tomou posse no dia 28 de agosto. A cerimônia aconteceu na “Sala Alfa”, da prefeitura municipal, seguida da eleição da nova diretoria responsável pelos trabalhos no biênio 2025-2027.

Na ocasião, os conselheiros elegeram Anderson Luiz de Souza, diretor da Fatec (Faculdade de Tecnologia “Professor Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”), como presidente; e a secretária municipal dos Direitos Humanos, Família e Cidadania, Amanda Simões de Abreu, como vice-presidente.

“A juventude precisa ter voz ativa para construir as políticas públicas que impactam sua vida”, afirmou o presidente. “Queremos ser um canal direto entre os jovens e a administração municipal”, complementou a secretária municipal.

Para Amanda, o Conselho Municipal de Juventude “é fundamental para que os jovens possam ter espaço, sejam ouvidos e colaborem com a construção de políticas públicas efetivas”. “O Comujuta promove a escuta e o desenvolvimento de ações que dialogam com as necessidades da juventude”, acentuou.

A nova diretoria sustentou pretender ampliar a participação juvenil em debates sobre educação, saúde mental, cultura, mercado de trabalho e direitos. Para isso, prepara-se para realizar reuniões e conferências visando escutas públicas em diferentes regiões da cidade.

Entre as primeiras ações, está o apoio ao “Festival Maestro Coelho – Vozes de Tatuí”, iniciativa que busca revelar talentos musicais de jovens entre 16 e 29 anos.

Com o lema “Juventude que Encanta”, a proposta é “descobrir e valorizar artistas locais, reforçando a cena cultural e incentivando a expressão artística da juventude tatuiana”.

Os destaques serão premiados com troféus, certificados, brindes e premiações em espécie, oferecidos por patrocinadores e parceiros institucionais.

O evento será realizado no dia 12, às 19h, no auditório do teatro “Procópio Ferreira”, do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”.

Para mais informações, entrar em contato de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Família e Cidadania pelo telefone (15) 3259-8400 ou pelo e-mail dhfc@tatui.sp.gov.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui