Da reportagem
O Conselho Municipal de Turismo de Tatuí (Comtur) realizou a primeira reunião do ano na tarde de terça-feira, 7. Nela houve a eleição da nova diretoria, tendo seguido Cesar Augusto de Araújo como presidente, por aclamação.
Ao lado dele, no comando do organismo, estão o vice-presidente, Luis Antonio Galhego Fernandes, e o secretário, Jean Vinicios Sebastião.
Durante a reunião, o novo secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Douglas Dalmatti Alves Lima, o “Buko”, fez sua apresentação oficial no cargo e falou sobre os planos para o turismo tatuiano.
“O Comtur sempre foi muito importante, mas ganhou mais força ainda depois que Tatuí passou a ser MIT (município de interesse turístico). Este grupo tem sentimento de pertencimento, e gosto de trabalhar assim”, afirmou o novo secretário.
“Nosso turismo é muito ligado à cultura, são interesses convergentes. Nossa briga agora é fazer as Zeicts (Zona de Especial Interesse Cultural e Turístico) e trabalhar para Tatuí virar estância turística”, adiantou.
A Zeict leva em consideração a vocação cultural de Tatuí e a necessidade de regulamentação dos espaços públicos e privados em conformidade com uma política de desenvolvimento cultural e turístico da cidade.
Podem estar localizadas em diferentes regiões do município e com diferentes usos. Falta efetivamente regulamentá-las e implantá-las, pois já se encontram no Plano Diretor da cidade.
Cada Zeict tem como características, de acordo com legislação já aprovada pela Câmara, “estar em áreas urbanas centrais associadas com a valorização do patrimônio histórico, em conformidade com a política do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico)”.
Prevê, como objetivos: “dar função social às áreas; promover o desenvolvimento cultural e turístico regional; promover a cultura e o lazer de interesse coletivo; consolidar eventos e espaços com o título de Capital da Música; valorizar a paisagem urbana e a paisagem natural”.
Buko confirmou aos conselheiros, como já havia feito em entrevista a O Progresso de Tatuí, que a primeira área vislumbrada pela prefeitura se encontra no final da avenida Firmo Vieira de Camargo, próxima à estação ferroviária.
“Inclusive, estamos vendo uma forma de adquirirmos o galpão conhecido como ‘armazém’, para uso cultural e turístico”, disse o secretário.
Na sequência à reunião, a diretoria do Comtur repassou a Buko uma lista de sugestões voltadas ao turismo. Entre elas, a instalação de piso drenante, a própria transformação do “armazém” ferroviário em centro cultural e artístico, o programa “Self Tur”, a criação de um centro de apoio turístico, de ciclorrotas e o Memorial do Rugby 28, projeto que já está sendo encaminhado pela prefeitura.
O Comtur sugeriu, ainda, a instalação de portais no município. Os conselheiros foram informados, então, de que a prefeitura receberá a doação de um deles pela Secretaria de Turismo do estado, que será instalado entre o Conservatório de Tatuí e a rodoviária, na avenida Firmo Vieira de Camargo.
Também foi sugerida a realização de reuniões bimestrais com o Conselho Municipal de Cultura, para tratar especificamente das Zeicts. “Precisamos definir outras áreas e o caminho a ser percorrido”, defendeu Araújo.
O Comtur tem 33 conselheiros. As reuniões são abertas ao público e acontecem toda primeira terça-feira do mês, na sala de reuniões da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer.