‘Consciência’ seria a maior causa de comparecimento dos eleitores de Tatuí

Da redação

Conforme apurado pela enquete semanal de O Progresso, realizada pelo portal de notícias do jornal (https://oprogressodetatui.com.br), o maior comparecimento dos eleitores de Tatuí nas eleições municipais deste ano é devido à “consciência” sobre a importância do pleito.

O número de eleitores que compareceram às urnas em 2024 teve aumento em relação à disputa de 2020, mesmo com menos eleitores aptos.

Nestas eleições, dos 88.771 eleitores tatuianos aptos, 65.445 compareceram às urnas (73%). Já no pleito passado, dos 90.608 que poderiam votar, 62.254 (68%) compareceram, representando um aumento de 5% em 2024.

Considerando o fato, além dos 44% que apontaram a “consciência” como causa, 28% dos leitores indicaram que a participação maior ocorreu “pelo pleito se mostrar mais acirrado” e outros 28%, “pelo receio de multa por ausência”.

Para a próxima enquete, com início neste sábado, 19, o temporal que atingiu Tatuí na sexta-feira da semana passada, 11, será o assunto.

De acordo com dados do Sistema Integrado de Informações Meteorológicas (Simet), localizado na Faculdade de Tecnologia de Tatuí “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo” (Fatec), ocorreram 12 milímetros de chuva em 30 minutos, com ventos que chegaram a 100 km/h.

Assim, a enquete pergunta: “Com o temporal que atingiu Tatuí neste dia 11, você sofreu algum tipo de prejuízo?”. O resultado, com as respostas “sim” ou não”, será publicado na edição do dia 27.