Congresso internacional de coral é realizado no Conservatório de Tatuí

Com foco na música infantojuvenil, edição tem programação de oficinas

Oficina de criatividade e movimento corporal, no 2º Cimuci, em Vitório (ES) (foto: Cimuci)
Da redação

Começa nesta quarta-feira, 12, e segue sábado, 15, no Conservatório de Tatuí, a terceira edição do Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil “Um Novo Olhar” (Cimuci), com transmissão simultânea pelo canal do YouTube Arte de Toda Gente.

O evento tem apoio do Lar Donato Flores, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Associação de Música Coral do Espírito Santo (Corales), com as parcerias da Nova Associação Brasileira de Regentes Corais (Abraco), da prefeitura de Tatuí (pela Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer) e do próprio Conservatório.

A iniciativa é parte do projeto “Um Novo Olhar”, parceria entre a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com curadoria da escola de música dessa instituição.

De acordo com os organizadores, o Cimuci tem como principais objetivos: incentivar as reflexões sobre os caminhos da atividade coral voltada para o público infantojuvenil, dar a oportunidade de divulgação de trabalhos e pesquisas que vêm sendo desenvolvidas e ampliar o intercâmbio entre as diferentes instituições que desenvolvem trabalhos voltados para esse público, em âmbito nacional e internacional.

Nesta terceira edição, são realizadas conferências, mesas-redondas, oficinas, workshops e mostras corais, com a presença de destacados profissionais da música coral nacional e internacional.

Haverá, também, uma “troca de experiências”, a partir das apresentações de trabalhos científicos, resultantes de pesquisas concluídas ou em andamento, e relatos de experiências resultantes de atuação de professores, regentes, preparadores vocais, compositores e arranjadores para coros Infantojuvenis.

A comissão organizadora é composta pelos professores Ana Lúcia Gaborim, Luís Gustavo Laureano, Maria José Chevitarese e Paulo Paraguassu.

Com o objetivo de trazer para os regentes de coros Infantojuvenis “uma vivência mais próxima de seu dia a dia”, serão realizadas oficinas práticas, com a presença do coral do Projeto Espaço Feliz, do Lar Donato Flores.

Todas as atividades transmitidas durante o congresso permanecerão disponíveis ao público em vídeo, após o encerramento do evento, no canal Arte de Toda Gente, no YouTube.

Nesta quarta, 12, das 8h às 9h, no foyer do Teatro “Procópio Ferreira”, acontece a recepção aos congressistas. Das 9h às 10h, ocorre a abertura oficial da terceira edição, no teatro, com a participação do Coro Infantil do Conservatório de Tatuí.

Congresso internacional segue com atividades até este sábado (foto: Cimuci)

Ainda no mesmo dia, das 11h às 12h30, há a conferência de abertura, com o tema “O Canto Coral como Espaço para o Desenvolvimento Pessoal dos Cantores”.

Já das 14h às 16, os convidados participam da mesa-redonda “Desafios e Caminhos no Trabalho do Coro Infantojuvenil”, com Dulce Primo, Fanny de Souza Lima, Silmara Drezza e José Alberto Corulli. Das 16h30 às 18h30, ocorre oficina de leitura de repertório, com Eduardo Lakchevitz.

Por fim, às 19h, no Teatro “Procópio Ferreira”, o público confere mostra de coral com as participações do Grupo Infantojuvenil do Conservatório de Tatuí, do Coro do Colégio La Salle de Botucatu e do Grupo Jovem do Projeto Canarinhos da Terra Unicamp (Universidade de Campinas).

Na quinta-feira, 13, das 9h às 10h30, no Salão “Villa-Lobos”, há a apresentação de trabalhos científicos. Logo depois, das11h às 12h30, ocorre o workshop “O Regente-Cantor”, com Ângelo Fernandes. Das 14h às 16h45, há a oficina “Regência e Dinâmica de Ensaio”, com Virginia Bono. Às 19h, no Teatro “Procópio Ferreira”, ocorre nova mostra de coral.

No dia seguinte, sexta-feira, 14, das 9h às 10h30, acontece apresentação de trabalhos científicos, seguidos do workshop “Preparo Vocal para Coros Infantojuvenis”, com Ângelo Fernandes., no Salão “Villa-Lobos”. Das14h às 16h, há a oficina “Regência e Dinâmica de Ensaio”, com a argentina Virgínia Bono.

Entre 16h30 e 18h30, o público confere oficina de leitura de repertório, com Ana Paula Miqueletti. Às 19h, na Igreja Presbiteriana Central de Tatuí, ocorre mostra de coral.

No sábado, 15, às 8h, ainda em local a definir, ocorre oficina de regência coral com Cláudio Esteves. Das 9h às 10h30, no Salão “Villa-Lobos”, há mesa-redonda com o tema “Coros Infantojuvenis em Projetos Sociais”, com Giuliana Frozoni, Luiz Pedro Simoni e Sarah Higino.

Ainda no mesmo dia e local, das 11h às 12h30, acontece o workshop “Preparo Vocal para Coros Infantojuvenis”, com Ângelo Fernandes. Já das 14h às 16h, tem a oficina “Regência e Dinâmica de Ensaio”, com Virginia Bono.

Logo depois, das 16h30 às 18h, ocorre a conferência internacional de encerramento “A Formação do Regente de Coros Infantojuvenis”, com a costa-riquenha Beverlyn Mora. Por fim, às 19h, há o concerto de encerramento da terceira edição do Cimuci, na Igreja Presbiteriana de Tatuí.