Condiloma Acuminado (verruga genital) – 1

Definição

Condiloma acuminado (verruga genital) é uma infecção sexualmente transmissível causada pelo HPV (papilomavírus humano da família Papilloma viridae), que infecta pele e mucosas dos seres humanos e provoca o aparecimento de verrugas nos órgãos genitais, ânus e região oral.

De tamanho, número e forma variados, essas lesões tendem a agrupar-se e acabam formando um bloco grande com aspecto semelhante ao de uma couve-flor. Daí os nomes populares crista de galo, cavalo de crista, figueira, verrugas venéreas e verrugas genitais, pelos quais também é conhecido o condiloma acuminado, a mais comum das IST que acomete os humanos.

Existem mais de 200 tipos diferentes de HPV; 40% deles infectam o trato genital de homens e mulheres. Estudos já mostraram que mais da metade das pessoas sexualmente ativas, em algum momento da vida, entrou em contato com esse vírus.

Os tipos variam muito. Alguns infectam primariamente a pele; outros têm preferência pelas mucosas da região genital e há aqueles associados ao desenvolvimento de tumores malignos no colo do útero, vagina, pênis e ânus.

Os subtipos 6 e 11, considerados de baixo risco, costumam ser identificados em 90% dos diagnósticos de verrugas genitais. Não é incomum encontrar pessoas infectadas por diferentes tipos de HPV ao mesmo tempo. Na maior parte dos casos, o sistema imune se encarrega de eliminar o vírus e, muitas vezes, as pessoas nem sequer ficam sabendo que já entraram em contato com o HPV.

Em geral, as manifestações clínicas (lesões aparentes) ou subclínicas (microscópicas, só percebidas por meio de exames laboratoriais ou de imagem) ocorrem quando os mecanismos de defesa do organismo estão enfraquecidos.

As verrugas genitais são quase sempre benignas. Mesmo assim, ninguém está livre de ser infectado por certos tipos de HPV de alto risco para o câncer do colo uterino, pênis e ânus, especialmente durante as relações sexuais desprotegidas.

Causas

Verrugas genitais externas são causadas principalmente pelos subtipos 6 e 11 do vírus HPV e não são tão relacionadas ao risco de câncer. Importante destacar que essa lesão difere da que ocorre no condiloma plano (manchas vermelhas ou rosadas na pele da boca, sola dos pés e palmas das mãos), comum na fase secundária da sífilis, doença infectocontagiosa transmitida pela bactéria Treponema pallidum, que requer tratamento com antibióticos específicos.

Incubação do HPV

O período de incubação varia bastante. O HPV pode ficar em estado latente dentro de uma célula por semanas, meses e anos como se estivesse adormecido, sem que haja qualquer sinal ou sintoma da doença. Em média, as verrugas genitais começam a surgir somente de dois a oito meses depois do contato com o vírus.

Transmissão

A principal forma de transmissão do HPV ocorre durante a relação sexual desprotegida, seja por via vaginal, anal ou oral, com ou sem penetração, especialmente se as verrugas forem visíveis.

Mulheres infectadas pelo HPV podem transmitir o vírus para o feto durante a gestação e no momento do parto.  A infecção pode, ainda, ser transmitida através da pele íntegra em contato com a pele de parceiro/a infectado/a e, embora com menos frequência, pelo uso compartilhado de roupas íntimas, toalhas, do vaso sanitário e de banheiras.

Portanto, mesmo sem apresentar sinais da infecção pelo HPV, a pessoa pode transmitir o agente viral do condiloma acuminado.

Sintomas

Na maioria dos casos, a infecção pelo HPV é assintomática e regride espontaneamente. Quando se manifesta, o faz sob a forma de verrugas úmidas, rosadas ou acinzentadas e com superfície irregular e áspera.

De tamanhos variados, elas possuem uma pequena crista e se alojam geralmente em grupos, na maioria das vezes na glande (cabeça do pênis) abaixo do prepúcio e na saída da uretra no homem, e na vulva, vagina e períneo na mulher.

Nos dois gêneros, a região anal, boca, garganta, pés e mãos são outras partes do corpo que podem ser afetadas. É raro eles surgirem em outro local. Essas lesões não doem, mas podem espalhar-se rapidamente e virem acompanhadas de sangramento, ardência e muita coceira.

Em geral, é a própria pessoa quem primeiro percebe a presença dos condilomas no corpo. Caso você note uma diferença na direção do fluxo ao urinar, pode ser indicativo de uma verruga interna, e em tais casos é recomendável marcar uma consulta com urologista.

Fatores de risco

São considerados fatores de risco associados ao condiloma acuminado: idade – pessoas sexualmente ativas entre 15 e 30 anos, com múltiplos parceiros e que habitualmente não fazem uso do preservativo; sistema imunológico deprimido – gestantes, portadores de HIV/Aids, transplantados, pacientes recebendo quimioterapia ou radioterapia, por exemplo, são mais vulneráveis à infecção pelo HPV e ao aparecimento das verrugas genitais; e tabagismo.

Fonte: Dráuzio Varella

* Médico pediatra com TEP pela AMB e SBP – diretor clínico da Alergoclin Cevac.

OBS.: Na próxima edição continua (PARTE II)