‘Concurso Interno de Cordas’ tem realização pelo CDMCC em 2 dias

377





Divulgação

Lars Hoefs e Miriam Braga apresentam-se em recital na segunda-feira, 15

 

O Conservatório de Tatuí sedia nas próximas segunda-feira, 15, e terça-feira, 16, a segunda edição do “Concurso Interno da Área de Cordas”. Além das disputas, o certame contará com duas apresentações especiais e gratuitas: um recital na noite de segunda, 15, e um concerto na noite seguinte. A coordenação é de Elen Ramos Pires.

O evento acontece em quatro modalidades: violino, viola, violoncelo e contrabaixo, em diferentes categorias, conforme a faixa etária dos candidatos. A disputa é voltada exclusivamente a alunos da instituição. Entre os prêmios está a oportunidade de atuar como solista frente à Orquestra de Cordas Juvenil do Conservatório de Tatuí, sob regência de Dario Sotelo.

A modalidade “violino” será disputada pelos alunos Bruna Luisa de Campos Storck, Tainá Maria de Lara Quevedo, Lucas Abraão Seger de Lima, David Saturnino de França, Jônatas Ariel dos Santos e Paulo Leonel Luzio de Andrade Paes.

Na modalidade “viola”, concorrem: Ana Laura Gianesella Ferreira, André da Silva Andrade, Carlos Augusto dos Santos Olivio, Kaique Soares Vieira, Levy Morato Portilho, Sadraque Schmitt Kraievski, Felipe Zamian Gaviratti, Braulio Domingues de Souza, Carlos Alexandre Martin e Jaime La Torre Nuñez.

Disputam “violoncelo”, os alunos Andrei Ronaldo Oliveira Silva Escartin Salas, Déverson Santos de Sousa, Nayara S. Tomarozi Barreiro, Maria Luisa F. de Araújo e Sarah Simionato Ometto. A disputa de contrabaixo conta com participação de Gustavo Molina Mosca.

Os alunos foram incentivados pelos professores Ana Lúcia Muzel, Anselmo Melosi, Carlos Henrique Blassioli, Elen Ramos Pires, Jefferson Perez, Juan Marino, Rafael Pires, Raymundo Françani Jr. e Tulio Padilha Pires.

A banca de jurados será formada por Ana Valéria Poles (contrabaixo), Cecília Guida (violino), Henrique Müller (viola) e Raïff Dantas Barreto (violoncelo).

Além das disputas, o Concurso Interno da Área de Cordas contará com duas apresentações especiais, ambas com entrada franca, a partir das 20h30, no teatro “Procópio Ferreira”.

Na segunda-feira, 15, a atração será o recital de piano e violoncelo por Míriam Braga e Lars Hoefs. No programa, estão peças de Heitor Villa-Lobos, Carlos Chavez, Alberto Ginastera, Liduino Pitombeira e Astor Piazzolla.

Míriam Braga é mestre em música pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e bacharel em piano pelas Faculdades São Judas. Gravou para a RTC/SP, Rádio MEC/RJ, TVE/RJ, TV Brasil/RJ no Brasil, para BBC/Londres e TV/México.

Tem em sua discografia uma série de CDs dedicados à música brasileira, gravados pela Meridian Records (Inglaterra), Tons e Sons, Rádio MEC, entre outras.

Como pianista correpetidora tem sido amplamente reconhecida. Seus concertos internacionais incluem América Latina, Estados Unidos e Europa.

No Conservatório de Tatuí é coordenadora da área de música de câmara e integra o corpo docente da área de piano e música de câmara. Atua, também, como “clinician” e pianista exclusiva no projeto “Sopro Novo Bandas”, da Yamaha Musical do Brasil.

O norte-americano Lars Hoefs é doutor em música e apresenta-se regularmente como solista e camerista na Europa e nos Estados Unidos. Assumiu em 2013 o cargo de professor de violoncelo e história da música na Unicamp (Universidade de Campinas).

Desde sua primeira vez no Brasil, quando foi convidado por David Chew em 2004 para integrar o Rio International Cello Encounter, apaixonou-se pela música de Villa-Lobos.

Recentemente, destacam-se concertos e masterclasses da música da câmera de Villa-Lobos na Polônia; apresentações do Concerto de Dvo’ák com a Orquestra Sinfônica de Sorocaba; e concertos e palestras da música de Villa-Lobos em universidades e festivais no Alasca, Chicago e Califórnia.

Homenagem

Na terça-feira, 16, também às 20h30, o “Procópio Ferreira” sedia homenagem a João Del Fiol, um dos responsáveis pela fundação do Conservatório de Tatuí e que foi um dos principais professores da área de cordas da instituição. A homenagem será prestada pela Orquestra de Cordas de Tatuí, grupo independente.

A orquestra apresentará obras de Heitor Villa-Lobos (Bachianas no 4), M. Camargo Guarnieri (Ponteio), Carlos Gomes (Sonata em Ré Maior) e Adail Fernandes, cuja obra denomina-se “Homenagem a João Del Fiol”.

O grupo é integrado por Abner Antunes, Eduardo Augusto Silva, Moisés Lauton de Azevedo, Jonatas Ariel dos Santos, José Carlos Rodrigues Netto, Juan Marino Elias e Fernando Henrique de Almeida (violinos); William Cunha da Silva e Janaína de Almeida (viola); Elen Ramos Pires, Tiago Almeida e Tulio Pires (violoncelo) e Anselmo Melosi e David Muneratto (contrabaixo).