Concurso de Piano terá palestras e recitais com músicos convidados

A pianista Karin Fernandes apresenta recital no sábado, às 18h (foto: Karin Fernandes)

O Conservatório de Tatuí realiza, entre os dias 22 e 24, o 13º Concurso Interno de Piano. O evento deste ano é uma homenagem aos compositores brasileiros Edino Krieger e Ronaldo Miranda e, nele, os estudantes da escola disputam a melhor interpretação de obras destes autores.

A programação também traz palestras e recitais com renomados músicos convidados. As apresentações serão no teatro “Procópio Ferreira, com entrada gratuita”.

O evento começa nesta quinta-feira, 22, às 10h, com o workshop e lançamento do livro “Guia Prático do Piano Brasileiro – Ernesto Nazareth”, de Leo Ferrarini.

Formado no Conservatório de Tatuí, onde integra o grupo Jazz Combo, o pianista, compositor, arranjador, professor e pesquisador apresenta “um profundo mergulho na linguagem musical de Nazareth”.

“O livro constrói, de forma prática e didática, uma ponte entre os dias atuais e o início do piano brasileiro, enriquecendo o vocabulário pianístico através de ideias para arranjo, sonoridades, acentuações e ampliando a consciência sobre a origem de práticas vigentes no piano contemporâneo brasileiro”, descreve.

No mesmo dia, às 16h, o pianista Paulo Braga comanda o workshop “O Piano Improvisado”. Formado também no Conservatório de Tatuí, o músico foi responsável pela criação e coordenação da Área de MPB/Jazz da instituição.

Atuou como solista de importantes orquestras e grupos. Atualmente, é coordenador artístico e pedagógico da Escola de Música do Estado de São Paulo – Emesp Tom Jobim e integra diversos conjuntos, como QuartaD (música erudita contemporânea), Trio Bonsai (MPB instrumental), Trio 3-63, MAHA Quartet e duo com o guitarrista Lupa Santiago.

Mais tarde, às 20h, acontece recital com a pianista Milena Lopes. Formada no Conservatório de Tatuí, onde integra a Equipe de Pianistas Correpetidores, a musicista está em fase de conclusão do bacharelado em piano pela Universidade de São Paulo (USP) e do mestrado em performance pela Universidade de Campinas (Unicamp).

O repertório terá “Estampes” (Claude Debussy), “Estudos de Concerto” (Franz Liszt), “Suíte nº 3” (Ronaldo Miranda) e “Danzas Argentinas” (Alberto Ginastera).

Na sexta-feira, 23, às 20h, as professoras Cristiane Bloes e Fanny de Souza Lima apresentam recital com duo de pianos. O programa terá obras de Astor Piazzolla, como “Adios Nonino”, “La Muerte del Ángel”, “Libertango”, “Fuga y Mistério” e “História du Tango”.

Cristiane é mestre em música e bacharel em piano pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), pós-graduada em psicopedagogia e diplomada em piano clássico e popular pelo Conservatório de Tatuí, onde coordena a Área de Piano e integra a equipe de pianistas correpetidores.

Fanny é mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-graduada em metodologia do ensino das artes pela Universidade de Curitiba, bacharel em piano pela Unesp e formada em piano clássico pelo Conservatório de Tatuí, onde é professora de piano e coordenadora da Área de Pianistas Correpetidores.

Leo Ferranini, que lança livro e faz palestra nesta quinta-feira (foto: AI Conservatório)

A programação segue até sábado, às 18h, com recital da pianista Karin Fernandes. Premiada em primeiro lugar em 21 concursos – inclusive, no X Prêmio Eldorado de Música -, é bacharel em música pela Universidade São Judas Tadeu, com especialização em Portugal, Inglaterra e França, além de intensa carreira como solista, recitalista e camerista.

Ela interpretará “Danzas Argentinas” (Alberto Ginastera), “Correndo” (Fernando Dias Gomes), “Tides of Manaunaum” e “The Voice of Lir” (Henri Cowell), “Valsa da Dor” e “Ciclo Brasileiro” (Heitor Villa-Lobos).

Concurso

As provas do 13o Concurso Interno de Piano serão realizadas no dia 22, às 14h, e nos dias 23 e 24, em dois horários: 9h30 e 14h. Nessas audições, cerca de cem alunos do curso de piano do Conservatório apresentarão diversas obras dos homenageados Edino Krieger e Ronaldo Miranda para disputar as melhores interpretações.

Os participantes serão divididos por categorias e níveis de aperfeiçoamento. Além da peça de confronto, cada aluno executará uma obra de qualquer autor escolhida livremente.

As audições serão avaliadas por uma banca julgadora, composta pelos professores Leo Ferrarini, Milena Lopes, Pedro Persone, Shirlei Escobar Tudissaki e Tânia Tonus.