‘Concha Acústica’ reestruturada voltará a ser palco de festividades

234
Publicidade





Amanda Mageste

Reinauguração em julho, Concha receberá eventos de 11 Agosto

 

Situada na praça Antônio Prado, a Concha Acústica Municipal “Maestro Spártaco Rossi” voltará a ser palco de eventos. Entre eles, os relacionados ao aniversário de 188 anos do município, a serem realizados a partir da semana que vem.

Quem informa é o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu. Segundo ele, o espaço público está entre um dos escolhidos pela municipalidade para abrigar festividades. Reaberta oficialmente na noite de 26 de julho, a Concha recebeu o “Casamento Comunitário”, e a 11ª edição da “Marcha para Jesus”.

Publicidade

“Esta noite é muito especial. Primeiro, porque será realizada uma festa para os casais e, segundo, porque o município recebe oficialmente a Concha”, disse o prefeito. Manu e a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Ana Paula Cury Fiuza Coelho, participaram da cerimônia ecumênica e da entrega do espaço.

O prefeito citou que a solenidade marcou a finalização das obras de reforma do espaço. A Concha Acústica ganhou revitalização do calçamento, paisagismo e implantação de grades. A Prefeitura tinha previsão de finalizar a instalação dos portões – para acesso da população – nesta semana.

“A obra ficou maravilhosa, todo mundo está vendo aqui. E ela coroou essa belíssima festa”, disse o prefeito, referindo-se à união dos 43 casais por meio do Fundo Social. “O evento não poderia ser num lugar tão especial”, adicionou.

A partir da instalação dos portões, a Prefeitura deve colocar bancos no espaço revitalizado. Também abrirá a praça em horários determinados. Os portões serão abertos das 7h às 19h para trânsito do público. A exceção será os dias de eventos, quando o horário será ampliado, caso do “Casamento Comunitário”.

Em entrevista, o prefeito disse que o Executivo definiu, no projeto, que a praça será utilizada com duas finalidades. A primeira, como local de lazer, e, a segunda, como espaço dedicado a eventos. “A Concha sempre foi referência, mas, devido ter sido largada, perdeu o encanto. Hoje, ela está linda, revitalizada, iluminada e totalmente estruturada para qualquer show”, afirmou.

O espaço ganhou camarins, banheiros (para artistas e para o público) e novo piso. Deverá abrigar, daqui para frente, eventos da Prefeitura e de outras entidades. “Durante o dia, vai ser uma praça, um local de descanso e de reflexão. À noite, ela poderá abrigar atividades e festividades”, complementou.

No palco da Concha, durante a união dos casais, Manu também citou as ações realizadas no espaço por conta da revitalização. O prefeito voltou a comentar sobre a realização da “Marcha para Jesus”, na Concha Acústica, e a declarar que ela receberá atividades este mês por conta do aniversário do município.

Em público, ele agradeceu o deputado Cândido Vaccarezza (PT) pelo direcionamento do recurso. O deputado federal havia repassado mais de meio milhão de reais para a revitalização do espaço, possibilitando a reforma.

Manu disse que fez questão de fazer “adequações” no projeto de forma a garantir a conservação do espaço. Conforme ele, por essa razão, a Prefeitura fez a instalação de gradil. Ainda em discurso, ele solicitou apoio da população no sentido de colaborar para a manutenção da Concha Acústica.

“Foram feitas inúmeras reformas, nos banheiros, nos camarins. O palco aumentou, criamos banheiro público, mas nada disso vai perpetuar se a população não ajudar. Então, é um pedido que faço, que nos ajudem a conservar”, falou.

Internet gratuita

Além de bancos, a Prefeitura deverá implantar na praça que abriga a Concha Acústica, a internet gratuita. Trata-se de sinal “wifi” (sem fio) para uso em “tablets”, “smartphones” e “notebooks”. A ampliação está em fase de estudos.

O programa municipal distribuirá sinal de internet por meio de servidor próprio da Prefeitura. “Nosso sistema é muito forte. Nós conseguimos implantá-lo com um investimento muito pequeno (através de antenas de distribuição)”, disse.

As antenas redirecionam o sinal para as praças, estando funcionando no Parque Ayrton Senna da Silva, na vila Dr. Laurindo, na Praça da Matriz, Manoel Guedes (Santa), entre outras. “Em breve, teremos na Concha”, falou Manu.

De modo a ampliar o acesso no município, a Prefeitura fez inscrição no “Cidade Digital”, do governo federal. Se atendido, o município deverá ter rede de fibra ótica implantada para distribuir sinal de internet gratuita para todos os bairros.

O projeto local é uma iniciativa anterior e considerada inédita pelo prefeito. Conforme Manu, trata-se de uma inovação no Estado de São Paulo. “Atualmente, cidades até como São Paulo ainda não deram esse benefício”, concluiu.


Publicidade