Concerto musical em Tatuí para saxofone e piano acontece no “PS”

Músicos Giancarlo Medeiros e Miriam Braga (Foto: AI Prefeitura)
Da redação

Após ter sido visto por centenas de pessoas em sua circulação pelo Centro Cultural e pelo Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”, o CEU das Artes, o concerto musical em Tatuí “Brasilidade – Música Brasileira para Saxofone e Piano” terá a apresentação final.

Ela acontece na próxima quinta-feira, 16, às 19h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da prefeitura, onde os músicos Giancarlo Medeiros e Miriam Braga se apresentarão com um repertório composto exclusivamente por obras de compositores brasileiros.

Contemplada pelo edital municipal de cultura 01/2023 – “Maria Ruth Luz”, a iniciativa visa “difundir a cultura musical brasileira, oferecendo ao público a oportunidade de apreciar o timbre profundo do saxofone barítono e as nuances expressivas do piano”, conforme os artistas.

“Ao mesmo tempo, busca preencher uma lacuna deixada pelas mídias de massa, que nem sempre dedicam espaço para a riqueza cultural do país”, acrescentam.

O concerto é composto por obras especialmente escritas para o duo de saxofone barítono e piano, destacando-se pela diversidade de estilos e ritmos que caracterizam a música brasileira.

“O repertório foi selecionado levando em consideração a acessibilidade das obras, garantindo que o público possa apreciá-las plenamente, mesmo sem conhecimentos musicais prévios”, conforme divulgado pela assessoria de comunicação da prefeitura.

A estética das obras escolhidas explora o timbre do saxofone barítono e do piano, refletindo as influências da música urbana brasileira do século 20. Além da apresentação musical instrumental ao vivo, o duo realiza explanações sobre as obras e os instrumentos utilizados.

Medeiros é saxofonista barítono, músico e educador, mestrando em música pela UFRJ, pós-graduado em educação musical e que desenvolve pesquisa sobre o repertório para saxofone barítono

Miriam é pianista com discografia dedicada à música brasileira, mestre em música pela UFRJ; atua como solista e recitalista, é professora e pesquisadora.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na praça Manoel Guedes, 98, centro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui