Diléa Silva
As cidades de Tatuí e Itapetininga têm 15 ilustrações finalistas no Comunidades Criativas, projeto que promove o estudo da arte do grafite e a reflexão sobre diversidade e inclusão. Os desenhos são criações livres dos jovens da instituição Parada Jovem – unidade 4, em Itapetininga, e da E.E. Professora Altina Maynardes Araújo, em Tatuí.
Todos passam agora pela etapa de votação popular pela internet, das 10h, desta segunda-feira, 10, até às 15h, de sexta-feira, 14. A votação é aberta a todos no site https://com-criativas.com.br/votacao/. O projeto conta com o apoio do Instituto CCR, no trecho CCR SPVias, e estará em 22 instituições em 21 cidades brasileiras.
O desenho vencedor em cada cidade servirá de inspiração para o Dia do Grafite, etapa prevista para acontecer em maio, em que os próprios jovens grafitam o muro da instituição com a monitoria de um artista visual profissional de cada cidade, Gabriel Gadão, em Itapetininga, e Diego Dedablio, em Tatuí.
“Os jovens são envolvidos no projeto desde a oficina de orientação. E agora, com os desenhos finalistas para votação popular, a grande expectativa fica por conta do resultado da votação e a participação no momento mais esperado, que é o Dia do Grafite”, comenta o responsável pela produção do Comunidades Criativas, Allan de Amorim.
“Por meio do projeto Comunidades Criativas, iremos apoiar a criatividade e uma abordagem do ponto de vista educacional e inclusivo. Apoiar a arte de grafitar é estimular a criatividade e abrir caminhos para a socialização, por meio de projetos como estes apoiados pelo Instituto CCR”, destaca Renata Macedo, analista de Responsabilidade Social do Instituto CCR.
O Comunidades Criativas é uma realização da Flamingo Comunicação, produção da Horizonte Educação e Comunicação e patrocínio do Instituto CCR e suas concessionárias locais por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Em Itapetininga e Tatuí, o apoio local é da CCR SPVias. Saiba mais em: www.com-criativas.com.br
O Comunidades Criativas é um projeto cultural com interface educacional que utiliza o grafite como meio de expressão para que as comunidades envolvidas reflitam sobre a Diversidade e a Inclusão. Com esta missão, o projeto percorre 22 instituições de 21 cidades brasileiras. A iniciativa é exclusivamente dirigida ao interesse público, já que os participantes são obrigatoriamente pessoas atendidas por associações ou entidades com fins sociais dos mais diversos perfis e abrangências.
As cidades atendidas pelo Comunidades Criativas são: Salvador (BA), Lauro de Freitas (BA), Camaçari (BA), Cabo Frio (RJ), Rio Bonito (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Imbituba (SC), Sombrio (SC), Içara (SC), Garopaba (SC), Barueri (SP), Osasco (SP), Carapicuíba (SP), Caieiras (SP), Cajamar (SP), Franco da Rocha (SP), Guarulhos (SP), Ubatuba (SP), Taubaté (SP), Tatuí (SP) e Itapetininga (SP).
O projeto tem cinco etapas cronológicas: Oficinas de orientação: encontros presenciais ou virtuais sobre o tema Diversidade e Inclusão, onde são discutidas questões de cidadania e, por exemplo, a diferença entre pichação e grafite. Produção das ilustrações: os participantes são desafiados a representarem a sua visão sobre o tema por meio de ilustrações. Seleção e Voto Popular: as ilustrações passam por uma triagem da organização do projeto e as finalistas seguem para votação popular online.
Além dos participantes, familiares e a comunidade poderão votar e interagir nas mídias sociais. Dia do Grafite: a ilustração mais votada será reproduzida em muro da instituição pelos próprios participantes com a monitoria de um grafiteiro profissional de cada cidade.
Livro: produção gráfica e editorial que reúne as 22 ilustrações grafitadas nos muros das 21 cidades participantes. Exemplares do livro Comunidades Criativas são distribuídos gratuitamente para as instituições participantes. Acompanhe e saiba mais em www.com-criativas.com.br