Comtur realiza primeiras entregas do Selo de Qualidade Turística ‘18’

Selo de Qualidade Turística 2018 entregue aos estabelecimentos (foto: Eduardo Domingues)

O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) esteve reunido, na terça-feira, 7, para entregar e discutir sobre novos estabelecimentos que receberão o Selo de Qualidade Turística 2018.

A certificação é resultado de parceria entre o Comtur e o São Paulo Visitors & Bureau, com apoio da Prefeitura. Ela é conferida a estabelecimentos comprometidos com a “excelência e qualidade” dos serviços e produtos.

A reunião, realizada mensalmente, voltou após parada de quase 60 dias. Por conta da Feira do Doce, o encontro não aconteceu em julho.

No início da reunião, foram entregues o selo para os representantes de 19 estabelecimentos: Museu Histórico “Paulo Setúbal”, Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, Igreja Matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Sítio do Carroção, Sítio Santa Rosa, Fazenda Maria, Rancho da Viola, Centro Hípico, Doceria Pingo Doce, Bisteca do Caipirinha, Churrascaria O Costelão, Pizzaria Bela Massa, Pizzaria Ebo & Lima, Hotel Del Fiol, Hotel Cortese, Alambique Pinga dos Ramos, Trattoria e Pizzaria Graziano, Antuérpia Turismo e A Fábrica Pub.

Alguns dos empreendimentos não contaram com representantes no encontro e devem receber o certificado nos próximos dias.

Após a entrega, os membros do conselho discutiram e decidiram renovar o selo de locais que foram contemplados em 2016, na primeira edição.

Com isso, o Comtur aprovou mais 38 estabelecimentos à certificação: Sesi, Restaurante do Anísio, restaurante Tai Chi Chuan, Marisa Lanches, Doca’s, Pastelaria Tambelli, Spazio do Zé, Hotel Bella Vista, Estrela Dalva, Santuário Nossa Senhora de Fátima, Ópera Mix, Café e Pastel Soares, Doceria Clara e Cia., Hermelino’s Pizzaria, Armazém do Café, Água Doce Cachaçaria, Subway, restaurante Taro Sushi, Palácio do Sorvete, Padaria XV, Padaria Humaitá, Tatuí Turismo, CVC, Foco Viagens e Turismo, Imagine Intercâmbio, Sushiya, Marcelo Restaurante, Massas e Cia. Restaurante e Rotisserie, Habib’s, restaurante Limão Rosa, Doces Caseiros Tatuí, restaurante Pimenta e Salsa, Açaí Town, Cafeteria Del Fante, Café Viernes, Neto’s Café e Santa Hora Café.

Os contemplados serão convidados a comparecer nas próximas reuniões. Em alguns casos, o certificado poderá ser entregue pessoalmente no estabelecimento. Para eles, não é necessário fazer nova inscrição. Todo o processo de matrícula e averiguação é destinado apenas a novos interessados no selo.

De acordo com o vice-presidente do Comtur, César Augusto Araújo, além dos proprietários, agora os clientes também poderão indicar os estabelecimentos para receberem o selo, desde levem os formulários devidamente preenchidos até o Comtur.

Araújo afirma que a repercussão gerada pelo selo junto ao turismo do Estado e à divulgação na cidade em si mostra que se trata de um “prêmio excelente”.

“O nosso intuito é dar o selo não apenas por atrativos turísticos, mas para os estabelecimentos que, realmente, se adequam ao regulamento criado”, declarou.

O presidente do Comtur, Wagner Eduardo Graziano, agradeceu a Associação Comercial e Empresarial (ACE) e o Sindicato Rural, que patrocinaram a confecção dos selos.

Graziano ainda abriu espaço a indicações para novos conselheiros. Os proprietários poderiam indicar pessoas que possuem ligação com o turismo para ocupar os cargos. As vagas são para os setores de produtores de doces, de áreas diversas da sociedade e para a área empresarial ou comercial.

Presente na reunião, o secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, ressaltou a importância do selo.

Segundo Sinisgalli, futuramente, quando ocorresse algum evento gastronômico no município, quem possuir o selo largará na frente para participar. “Seriam os primeiros a ser convidados, até para que vissem a importância de possuir o selo.”

“O foco do selo é recomendar um local para o turista. Quem possuir o certificado, terá direito de fazer um prato ou um doce, para o produto ser fotografado e divulgado na cidade”, acrescentou.

Para a entrega dos selos, os estabelecimentos devem estar em dia com todas as licenças de funcionamento em órgãos públicos fiscalizadores e perante a Prefeitura.

Mais detalhes sobre os critérios de concessão estão no site da Prefeitura (www.tatui.sp.gov.br). As fichas de requisição podem ser encontradas no mesmo endereço eletrônico.