Representantes dos órgãos integrantes do Comtur (Conselho Municipal de Turismo de Tatuí) e da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude discutem nesta terça-feira, 2, a elaboração do PDT (Plano de Desenvolvimento Turístico de Tatuí).
As primeiras tratativas do planejamento que definirá as ações futuras do setor serão feitas em encontro no Centro Cultural, a partir das 17h, durante a reunião mensal do Comtur. As discussões para a elaboração do plano prosseguem até o próximo ano, prazo máximo para a entrega do documento.
De acordo com o presidente do Comtur, Wagner Eduardo Graziano, áreas estratégicas para o desenvolvimento do turismo na cidade foram pré-selecionadas e serão discutidas entre os grupos de trabalho.
“É uma medida muito importante para o turismo em nossa cidade. O PDT vai criar diretrizes para serem seguidas por todo o ‘trade’ turístico em Tatuí, contribuindo para o planejamento da atividade”, afirmou o presidente.
A audiência é uma determinação da lei municipal 4.976/2015 e da lei complementar estadual 1.261/2015, e a revisão do plano turístico corresponde a uma das principais exigências aos MITs (municípios de interesse turístico) do Estado.
Conforme Graziano, o primeiro PDT foi criado em 2016 e a revisão precisa ser feita a cada três anos. “Durante a reunião, queremos ouvir as propostas da população e planejar as ações futuras”, revelou.
“Já temos algumas alterações que serão analisadas, mas a intenção é abrir para a população, para eles entenderem o que é o plano e a importância que ele tem para o desenvolvimento turístico do município”, acrescentou.
O plano é baseado em estudos que mostram quais são as vocações turísticas do município. No caso, o plano turístico de Tatuí é voltado à área cultural, principalmente, à música e ao doce caseiro.
“É feito um estudo que vai mostrar as vocações turísticas e, depois, é feito um plano para desenvolver essas áreas. Por isso, o PDT é importante, para você não sair daquilo que foi proposto e ter ações mais focadas”, comentou.
Ainda segundo o presidente, a participação da comunidade é muito importante. “Tatuí está fazendo este trabalho para melhorar as condições turísticas, mas isso faz com que aumente a oferta de emprego, investimentos, a qualidade de vida da população e nas demais áreas, acaba influenciando em tudo. Por isso, é importe que todos participem”, enfatizou.