Comtur de Tatuí abre inscrições para o novo Selo de Qualidade Turística

Estabelecimentos inscritos serão avaliados de acordo com cada categoria

6
Certificação é dada pelo Conselho Municipal de Turismo (foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Da reportagem

O Comtur (Conselho Municipal de Turismo de Tatuí) está com o período de inscrições abertas para os estabelecimentos turísticos locais que desejam receber o Selo de Qualidade Turística 2021-2022. Esta é a terceira edição do selo. No primeiro ano, mais de 50 empresas foram certificadas.

Lançado em março de 2016, visando melhorar a estrutura e o atendimento de restaurantes, bares, hotéis e agências de viagens, o selo é uma certificação conferida aos estabelecimentos com “excelência e qualidade” dos serviços prestados.

A ação foi criada pelo Comtur, com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, contando com o ícone do “Bem Receber”, do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB), marca que chancela a hospitalidade dos estabelecimentos certificados.

O presidente do Comtur, César Augusto de Araújo, explica que o selo é uma certificação totalmente gratuita, que visa incentivar a melhoria da qualidade no atendimento turístico local, “como um elemento de reconhecimento àqueles que investirem na qualidade dos serviços oferecidos aos seus clientes”.

Segundo o Comtur, o mecanismo de certificação “dá credibilidade aos estabelecimentos comprometidos em oferecer bons serviços, orientando tanto os turistas quanto a população do município”.

Publicidade

“Além de valorizar os estabelecimentos do segmento turístico, auxiliando-os na retomada econômica e no fortalecimento deste setor após o fim das restrições impostas por causa da pandemia”, informa o Comtur.

Podem requerer o recebimento do selo atrativos turísticos (públicos, filantrópicos ou privados) e estabelecimentos como: restaurantes, bares, doceiras, cafés, lanchonetes, choperias, pastelarias, meios de hospedagem e demais prestadores de serviços da área.

Neste ano, a certificação traz novidades. Conforme o Comtur, na nova edição os inscritos serão divididos em três categorias: gastronômica, meios de hospedagem e outros atrativos turísticos (agências de viagens, profissionais de turismo e serviços).

“Agora também, em época de pandemia, toda a inscrição e regulamento está disponível de forma online. É simples de preencher e o próprio empresário pode fazer a inscrição, é só escolher o setor de atuação”, informou o presidente.

As inscrições devem ser feitas até o dia 28 de novembro, no link https://bit.ly/3CXj3BX (neste mesmo link está disponível o regulamento). Em seguida, os estabelecimentos inscritos serão avaliados em diversos quesitos, de acordo com a categoria.

“Nós (o Comtur) colocamos pontuações nas perguntas. Isso porque os estabelecimentos precisam atender a um número mínimo de critérios para poder receber o selo”, explicou Araújo.

Os empreendimentos classificados para receberem o Selo de Qualidade Turística também participarão de uma votação popular online, sendo que os três mais votados em cada categoria, além de receberem o selo, terão um certificado de prêmio “Destaque” pelo voto popular.

“O voto popular vai eleger os melhores de cada setor. Todos os empreendimentos que receberem o selo vão participar dessa votação, que ocorrerá também de forma online, após o final do prazo de inscrição”, disse o presidente.

Passadas todas as etapas, acontecerá uma cerimônia, em que serão entregues os selos, que concedem vários benefícios aos contemplados, como ampla divulgação de suas atividades nos materiais institucionais do município, como: jornais, sites, guias e redes sociais.

“Neste ano, também criamos um pedestal com o selo para o estabelecimento colocar em cima da mesa e deixar à mostra para os clientes, lembrando que no local tem credibilidade e atende às exigências de um estabelecimento turístico”, completou o presidente.

Em caso de dúvidas, ou para mais informações, basta entrar em contato com o Departamento Municipal de Turismo, pelo telefone (15) 3259-4135 ou pelo e-mail turismo.tatui@gmail.com.

Publicidade