Da redação
Nesta quarta-feira, 25, o Complexo Cultural de Tatuí, que abrange o Museu da Imagem e do Som (MIS Tatuí) “Jornalista Renato Ferreira de Camargo” e o Memorial do Rugby 1928 “Dr. Gualter Nunes”, foi palco do evento “Perspectivas para o Turismo Regional”.
O encontro é realizado pela prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo de Tatuí (Comtur).
Mais de 40 pessoas do “trade” turístico estiveram presentes, entre elas, conselheiros do Comtur, produtores de doces, empresários do setor turístico e dirigentes dos municípios de interesse turístico de Laranjal Paulista, Boituva e Cesário Lange, que compõem a Microrregião Turística “Raízes do Interior Paulista”.
No evento, que foi um dos destaques da 6ª Semana Municipal de Turismo de Tatuí, o secretário municipal do Turismo, Douglas Dalmatti Alves Lima (Buko), ressaltou que a semana é “uma ação estratégica e educativa que valoriza o vasto potencial turístico de Tatuí, promovendo seus atrativos como Capital da Música e Terra dos Doces Caseiros”.
“A Semana Municipal de Turismo ajuda no fortalecimento da herança cultural e histórica da cidade, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável do turismo”, destacou.
Os turismólogos da prefeitura, Jean Vinicios Sebastião e Rafael Halcsik Coutinho, apresentaram dados que “reforçam o potencial de Tatuí como polo de desenvolvimento econômico e cultural por meio do turismo, mostrando a importância das práticas adequadas ao setor”.
Entre os convidados, estiveram a vice-presidente executiva da Amitur (Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico), Waldirene Ricanelo, que explanou sobre as perspectivas do turismo regional.
Também estava presente o presidente-executivo da Amitur, Jarbas Favoretto, que ressaltou a importância do Comtur e do ranqueamento dos Municípios de Interesse Turístico (MITs) e estâncias para a certificação e promoção das cidades paulistas.
De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, ambos salientaram que Tatuí tem “um grande potencial turístico para se tornar estância turística e evidenciaram o trabalho desenvolvido de forma técnica pelos turismólogos da prefeitura, lembrando que, na época, Tatuí foi uma das primeiras cidades que conseguiu apresentar todas as documentações para se tornar MIT”.
Esteve presente, também, o diretor técnico da Secretaria de Turismo e Viagens do governo do estado de São Paulo (Setur-SP), Gregory Andrade, que apresentou o Programa CrediturSP, que visa incentivar o crédito e o investimento no turismo paulista, criando novas oportunidades para empresários e gestores locais.
No encerramento do evento, o presidente do Comtur, César Augusto de Araújo, entregou os certificados do “Selo de Qualidade Turística – Edição Especial 2024”.
Ele explicou que o selo deste ano foi concedido aos produtores de doces de Tatuí que participaram da décima Feira do Doce. “Este selo valoriza os estabelecimentos comprometidos com o bom atendimento, fortalece a economia local e o setor turístico, além de ser uma certificação gratuita que orienta tanto os turistas quanto a população”, salientou Araújo.