Competição de foguetes em Tatuí acontece neste final de semana

“Latin American Space Challenge” deve atrair milhares ao “Cabo Canavial”

Competição atrai entusiastas no segundo dia de provas em Tatuí (Foto: Divulgação)
Da redação

Tatuí sedia neste final de semana a maior competição experimental de engenharia de foguetes e satélites da América Latina, a Latin American Space Challenge.

Ao todo, são 145 projetos de satélites experimentais e foguetes a serem testados ou lançados do “Cabo Canavial” (nome dado ao espaço onde a atividade ocorre).

São esperados mais de mil “rocketeers” e “satelliteers”, a partir de 13 países, que montarão, testarão e lançarão seus projetos. Na edição de 2022, os alunos da USP (Universidade de São Paulo), com o projeto “Jupiter”, foram bicampeões da competição aeroespacial.

O projeto que representou a equipe foi o do satélite estilo “CubeSat” (uma miniatura usada para pesquisas espaciais e comunicações radioamadoras), e o “Juno”, de propulsão híbrida, que atinge uma altura máxima (apogeu) de três quilômetros. Foi este que garantiu o bicampeonato à USP, na categoria de propulsão híbrida.

O estudo foi composto por 115 membros, formado por estudantes de diferentes institutos da universidade e coordenado pela Poli (Escola Politécnica da USP).

Na quinta-feira, 24, o evento teve abertura exclusivamente para as equipes de jurados da Fatec de Tatuí, que realizaram avaliações teóricas e apresentações dos melhores projetos.

De acordo com a relações públicas do evento, Nicolli Castilho de Oliveira, na edição do ano passado, a cidade recepcionou 38 equipes brasileiras e 51 estrangeiras.

Para esta edição, a organização espera público de aproximadamente 1.300 pessoas por dia, entre fogueteiros e espectadores, “para lançar e acompanhar os mais de 145 projetos com participantes de quase 15 países”.

A competição é dividida em duas categorias. Uma é a “rocket challenge” (apogeu de meio quilômetro para foguete com sistema de propulsão sólido; apogeu de um quilômetro para foguete com sistema de propulsão sólido; apogeu de um quilômetro para foguete com sistema de propulsão híbrido ou líquido; apogeu de três quilômetros para foguete com sistema de propulsão sólido; e apogeu de três quilômetros para foguete com sistema de propulsão híbrido ou líquido).

A outra categoria é a “satellite challenge” (projeto de satélite no estilo PocketQube ou CanSat e satélite estilo CubeSat).

Interessados em assistir aos lançamentos podem adquirir os ingressos no evento, pelo custo de R$ 100, válido para os dois dias. Estudantes, idosos e menores de 18 anos pagam meia-entrada. Crianças até 12 anos são isentas do pagamento do ingresso.

Há, também, a opção de “entrada social”, pela qual os participantes que levarem um quilo de alimento não perecível terão acesso ao ingresso com valor reduzido a R$ 50.

Neste sábado, 26, as apresentações dos projetos têm início às 7h e seguem até às 17h. Já neste domingo, 27, as provas acontecem entre às 7h e às 15h.

Conforme a organização, após o término das provas, neste domingo, o evento segue com as confraternizações e show em tributo à banda internacional Red Hot Chili Peppers.

Os alimentos serão destinados ao Fundo de Solidariedade da cidade de Quadra. O evento é sediado na fazenda de gramicultura da empresa Gramas Xavier, situada à rodovia SP-127, km 115,5, s/n, no bairro dos Fragas.