Mais
    Início Cidades Companhia de teatro apresenta 15º ano da Paixão de Cristo em Tatuí

    Companhia de teatro apresenta 15º ano da Paixão de Cristo em Tatuí

    Espetáculo será encenado dia 15 (Sexta-Feira Santa), na Praça da Santa

    Montagem será apresentada na Sexta-Feira da Paixão (foto: Elton Souza)
    Da reportagem

    Após dois anos, sem apresentação, o grupo de teatro da Igreja do Evangelho Quadrangular prepara-se para a 15ª encenação da “Paixão de Cristo”, em Tatuí. O espetáculo está agendado para o próximo dia 15, às 19h, na praça Martinho Guedes, a Praça da Santa.

    Mais de 60 pessoas devem compor o elenco. A iniciativa é do pastor Rogério Marques, com coordenação de Wilian Alexandre Nunes da Silva, além do esforço de vários profissionais e voluntários e tem apoio da prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esportes, Cultura, Turismo e Lazer.

    Segundo Silva, o teatro ao ar livre terá ambiente caracterizado e os eventos e sofrimentos vivenciados por Jesus Cristo, desde o período da infância, até as horas que antecederam ao julgamento e execução.

    A peça tem participação de atores amadores da própria comunidade, com elenco dividido em figurantes. Todos os atores participam de ensaios na sede da Quadrangular.

    Neste ano, além do teatro, o espetáculo conta com apresentações musicais e de dança. Os grupos também são compostos por voluntários e fiéis dos corais, grupos de música e dançarinos da comunidade.

    “O musical vai ser uma novidade neste ano. Ao todo, serão apresentadas dez músicas, todas com letras que condizem e conversam com as cenas, desde o nascimento de Jesus, completando o espetáculo”, relatou Silva.

    A encenação cresce a cada ano. A primeira apresentação teve participação de menos de 50 pessoas e, com o tempo, ganhou novos membros. Além disso, tem registrado aumento no número de espectadores. Segundo Marques, em 2019, mais de mil pessoas compareceram para prestigiar a encenação.

    Ele enfatiza que a equipe é caracterizada e maquiada pelos membros da comunidade religiosa e por colaboradores. O figurino é confeccionado com a ajuda de voluntários, a partir de pesquisas. O mesmo acontece com os objetos usados em cena pelos atores e com o cenário.

    O espetáculo começa após uma oração coordenada pelos pastores. A duração completa da peça é de 1h30. O elenco reproduz os vários milagres que Jesus operou em vida, a traição sofrida pelo Filho de Deus e a penitência no calvário.

    Conforme afirmou Marques, a peça é apresentada de modo diferente a cada ano. O objetivo é “cativar o público e fazê-lo voltar, no ano seguinte, para acompanhar a história”.

    “Neste ano, nós vamos apresentar algumas cenas referentes ao anúncio do nascimento de Jesus, até a crucificação e morte. Será uma grande satisfação voltar a apresentar este espetáculo que deve trazer mais esperança para a população depois deste período de pandemia”, concluiu Silva.