Comercial da Capital

Cláudio Aldecir

Com o intuito de se tornar o segundo clube dos paulistanos, o Comercial FC da cidade de São Paulo, adotou o apelido de “O mais simpático”.

Criado em 1939, foi um dos fundadores da Federação Paulista de Futebol. Rebaixado em 1959 e logo encerrou suas atividades. Ficou marcado por ter tido em suas fileiras atletas de bom nível, alguns chegaram na seleção brasileira; Dino Sani e Gino, por exemplo.

A foto registra uma formação do Comercial de 1958, com alguns jogadores conhecidos. Diógenes (jogou no Juventus), Nenê (Juventus), Rubens, Maurinho (Palmeiras), Saverio e Diogo (ex-Corinthians e titular do Guarani, por muitos anos). Aroldo, Tantos, Paulo Lumumba (defendeu o Grêmio-RS e o São Paulo), Orlando (ex-Juventus), Oswaldo (São Paulo, Guarani e Flamengo) e o massagista Osmar.

Histórias do futebol.

NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade