Começa perí­odo de inscrições para a quarta edição da Festa do Doce





Começou na segunda-feira, 25, o período de inscrições de expositores interessados em participar da 4ª Festa do Doce. O evento é organizado por representantes do Departamento Municipal de Cultura e Desenvolvimento Turístico.

Neste ano, a festa acontece nos dias 8, 9 e 10 de julho, com vendas de produtos produzidos artesanal ou industrialmente. A exemplo dos anos anteriores, podem participar, somente, doceiros e doceiras estabelecidos no município.

De acordo com portaria estabelecida pela comissão organizadora, o número de estandes será limitado. As inscrições seguem até o dia 13 de maio, realizadas no Centro Cultural Municipal, à praça Martinho Guedes (Santa), 12, no centro, das 9h às 17h.

Quem preferir também pode acessar a portaria por meio da internet (tatui.sp.gov.br/concursos-publicos). Nesse mesmo endereço, é possível baixar a ficha de inscrição. O documento precisa ser preenchido e entregue para a comissão. Mais detalhes podem ser obtidos pelo telefone 3259-4135.

A festa tem como objetivos incentivar o empreendedorismo de produtores de doce e promover o turismo, por meio da gastronomia. Como consequência ao fluxo turístico, pode trazer “mais divisas para o município”.

Em 2016, o evento deverá ser realizado em local ainda a ser definido pela comissão. Ela é presidida pelo diretor do Departamento de Cultura, Jorge Rizek, e constituída por funcionários públicos.

Para participar, é necessário cumprir exigências estabelecidas na portaria. O documento limita o número de estandes a um por expositor. Também estipula que a comissão será responsável por definir a localização deles, “levando-se em consideração a modalidade dos produtos expostos”.

Dois tamanhos de estandes serão disponibilizados, sendo um de 2 por 3 metros e outro de 3 por 3 metros quadrados. Cada um contará com um ponto de luz e, ao menos, uma tomada para uso de energia elétrica, “sob responsabilidade da organização”.

Segundo a comissão, participantes das edições anteriores terão preferência na análise dos pedidos. Durante o período de definição dos escolhidos, uma comissão técnica poderá visitar cozinhas ou espaços de produção de doces dos solicitantes.

A equipe será formada por um representante do departamento, um da Vigilância Sanitária e um do Departamento Municipal de Fiscalização.

Os selecionados deverão pagar taxas, que são de R$ 449,73 para estandes de seis metros quadrados e de R$ 555,66 para os de nove metros quadrados. Os valores por três diárias correspondem à soma de uso e ocupação e taxa de licença.

O recolhimento deverá ser feito no setor de tributação da Prefeitura, para quem tiver o pedido de inscrição aprovado. O pagamento precisa ser realizado até o dia 23 de maio (seis dias após o término das inscrições), na avenida Cônego João Clímaco de Camargo, 140, das 12h às 18h.

A Festa do Doce terá duração de 12 horas por dia, das 10h às 22h. A confraternização também deverá contar com atrações musicais a serem definidas.

Em 2015, o evento reuniu 54 expositores, registrou público de 70 mil pessoas (na soma dos três dias) e resultou na venda de 149.348 doces, comercializados nos estandes montados nos 700 metros da Praça da Matriz.

O público pôde degustar mais de 200 tipos de doces, divididos em sete segmentos: finos, chocolates, bolos e tortas, churros, crepes e pastéis, sobremesas e de festa, tradicionais artesanais e bebidas.