Com 30 anos de atletismo, professor Carlão ganha corrida comemorativa

Atleta profissional, ele participou de 271 provas, sendo 11 São Silvestres

Professor e atleta Carlão, que iniciou no atletismo aos 11 anos (foto: Arquivo pessoal)
Da redação

O professor e atleta profissional Carlos Pinheiro, popularmente conhecido como Carlão, completou recentemente 30 anos de atletismo. Em celebração à data, ele recebeu uma corrida comemorativa pelas ruas de Tatuí no domingo anterior, 6.

Carlão iniciou no atletismo aos 11 anos, após ser convidado por um amigo a correr. Na infância, o atleta enfrentava diversos problemas de saúde e, após recuperar-se, o médico orientou à mãe a incentivar o filho a realizar atividades musicais e esportivas.

Por conta disso, aos seis anos, Carlão começou a praticar judô, permanecendo por cinco anos na modalidade. No entanto, segundo ele, a paixão pela corrida foi imediata e, desde então, nunca mais deixou de correr.

Carlão admite que o sonho de criança era tornar-se atleta profissional. Contudo, o tatuiano se tornou professor de educação física, com especialização em psicologia do esporte.

“Através do atletismo, decidi estudar para me formar como professor de educação física, a exemplo dos atletas mais velhos que corriam, os professores Rosa Maria, Altair Vieira, José Mesquita, Eronides dos Santos e Ismael Gaspirini Júnior”, relembra.

Durante esse período, ele destaca que o esporte lhe proporcionou bem-estar físico e mental, saúde e qualidade de vida, além de diversas amigos e conquistas. Em 35 anos de prática esportiva, sendo cinco anos de judô e 30 de atletismo, o atleta jamais sofreu uma lesão.

Ao todo, Carlão disputou 271 competições na carreira, subindo 51 vezes ao pódio na classificação geral ou por categoria. Entre as centenas de provas, o tatuiano esteve em 11 edição da Corrida Internacional da São Silvestre e em três Meia Maratona Internacional de São Paulo.

“A melhor classificação na São Silvestre foi em 2016, quando alcancei o 608º lugar entre mais de 15 mil atletas”, ressaltou.

A prova em homenagem a Carlão reuniu 159 corredores na pista municipal de atletismo do Centro Esportivo “Major Sílvio de Magalhães Padilha”.

Além de tatuianos, participaram atletas de Boituva, Cesário Lange, Quadra, Torre de Pedra, Iperó, Sorocaba, Cerquilho, Botucatu, Salto de Pirapora, Porangaba, Guareí, Angatuba, Itapetininga e Tietê.

Na disputa masculina, Pascoal de Jesus Santos, da equipe Bedulli, de Salto de Pirapora, com o tempo de 16 minutos e 51 segundos, foi o mais rápido entre 97 homens. Djavan Cesário Vieira, da equipe CEU Running, foi o único tatuiano no pódio masculino, na terceira posição.

A prova feminina teve três corredoras locais no pódio: Valquíria Oliveira, da equipe Personal Rafael Bazzo, vice-campeã; Flaviana Muniz da Silva, da Contra Tempo Running, a quarta colocada; e Malu Soares Vieira, da Pé Vermeio, a quinta.

Gisele Bitencourt Ribeiro da Cruz, de Porangaba, foi a vencedora entre 62 mulheres, com o tempo de 24 minutos e 24 segundos.

Carlão se mostrou feliz com o evento comemorativo e a presença de amigos que fez por conta do atletismo.

“Muitas pessoas ajudaram a tornar esta corrida completa, sem cobrar nada em troca, apenas por amizade. Um dia inesquecível, e agradeço de coração todos os corredores que estiveram presentes e aqueles que ficaram torcendo para que tudo desse certo”, finalizou o atleta.