Coca-Cola inspira árvore de Natal





Há 129 anos, uma garrafa de vidro com um líquido marrom, que prometia ser um remédio “estimulante e revigorante”, era lançado em Atlanta, nos Estados Unidos. Desde então, a Coca-Cola domina o mercado de refrigerantes mundial e se mantém como símbolo do modo de vida norte-americano.

Grande parte desse prestígio se deve ao esforço da empresa em se manter na lembrança dos consumidores. Em algumas pessoas, essa lembrança ultrapassa os limites e adquire status de paixão.

É o caso da ex-promotora de eventos Eliana Bueno Ferreira, 52. Conhecida pelo apelido de Eliana “Coca-Cola”, a dona de casa possui uma das mais extensas coleções de itens com a famosa marca de refrigerantes. Segundo Eliana, foram 35 anos de dedicação à marca.

“Participei de todas as promoções da Cola-Cola. Tenho CDs, garrafas, minigarrafas, cartazes, ursos da Coca-Cola”, conta. Eliana confidencia que a coleção ficou guardada por vários anos, até que teve a ideia de usá-la em sua árvore de Natal.

“Estava tudo dentro de caixas, guardado. Uma vez, próximo ao Natal, olhei para tudo aquilo e pensei em colocar na árvore. Juntei duas coisas que gosto bastante: Coca-Cola e Natal”, conta.

A coleção já chamou a atenção de pessoas dispostas a comprá-la. De acordo com Eliana, foram sete até o mês passado. “Nunca aceitei, não deixei nem falar nos valores da proposta. Não penso no quanto pode valer. Eu gosto muito dessa coleção. Não tem dinheiro que paga”, afirmou.

Há dois anos Eliana enviou uma carta com as fotos da coleção para a Sorocaba Refrescos, fabricante e distribuidora da Coca-Cola na região. Em retribuição, a direção da empresa enviou uma caixa com produtos, como toalha, chinelos e garrafas promocionais. Alguns dos itens foram distribuídos somente para funcionários da empresa.

“Eles me pediram para eu mandar a carta novamente neste ano, para ganhar mais brindes. Eles têm muito carinho por mim”, disse, orgulhosa.

O carinho, segundo Eliana, é demonstrado quando a equipe da empresa liga para informá-la sobre novas promoções e a passagem da caravana dos caminhões da Coca-Cola no final de ano.

“Todos os anos eles ligam para mim. Quando tem promoção nova, sou a primeira a saber na cidade”, comentou.

Eliana afirmou nunca ter contado o número de peças da coleção, mas estima que pode passar de 200 unidades, entre “geloucos”, minigarrafas, garrafas e latinhas promocionais, brinquedos e latas. Até um cartão-postal londrino em formato de lata de refrigerante integra a coleção.

“O cartão foi enviado por amigos meus que moraram em Londres. Eles me disseram que, quando viram o postal numa livraria lembraram-se de mim na hora e me enviaram pelo correio”, contou. “Fiquei muito feliz”, completou.

A dona de casa argumenta que a persistência fez com que conseguisse completar todas as suas coleções. “As promoções terminam muito rápido, e as pessoas acabam não conseguindo completar. Eu sempre consegui”, afirmou.

Antes, quando morava na região central da cidade, Eliana recebia mais visitas de pessoas querendo ver a coleção. Como atualmente está morando em um bairro mais afastado do centro, o Nossa Senhora de Fátima, recebe um número menor de visitas. “Hoje, estou recebendo menos, mas ainda vem gente ver a minha coleção”, contou.

Eliana trabalhou 25 anos com Jorge Rizek, quando o atual diretor do Departamento de Cultura e Desenvolvimento Turístico promovia eventos na cidade.

“Tem muitas coisas que estão aqui que foram presentes do Rizek. Sempre que ele viaja, ele vem com algum presente para a coleção”, informou. Eliana mora com a mãe no bairro Nossa Senhora de Fátima e há 25 anos monta a árvore de Natal com a coleção.

Ela foi avisada da edição comemorativa do aniversário de cem anos da garrafa da Coca-Cola. “Eles me avisaram que sairia uma nova coleção, mas aqui na cidade não vai ter nenhum comerciante que vai fazer a distribuição. Vou ter que ir buscar em Sorocaba. Até reclamei com um comércio daqui para que trouxessem, mas é difícil”, afirmou.

Alguns itens da promoção perderam-se com o tempo. Uma coleção de copos coloridos acabou quebrando, pois o material de fabricação era muito delicado.

“A minha coleção de copos da Coca acabou quebrando. Como eu usava os copos, e eles eram bem fininhos, qualquer batida eles quebravam. Uma judiação”, lamentou. Outros itens, como uma coleção de minigarrafas de vidro dos anos 1980, acabou quebrada pelos sobrinhos.

“Meus sobrinhos abriam as garrafinhas e tomavam o líquido que tinha dentro. Eles pensavam que tinha Coca-Cola dentro, mas era água com açúcar e corante. Talvez por isso, desde então, a empresa passou a fazer as garrafinhas de plástico e alumínio”, ponderou.

Todos os anos a empresa faz promoções com itens colecionáveis e que facilmente se tornaram febre entre os amantes da marca.

Como é patrocinadora das Olimpíadas desde 1928 e da Copa do Mundo desde 1978, sempre que os eventos chegam, a marca lança novas promoções. Normalmente, a empresa troca os colecionáveis por tampinhas de garrafas e anéis de latinhas.

Sobre a nova promoção, Eliana garante que participará também: “Vou participar, sim. Se não tiver pontos de trocas aqui na cidade, vou até Sorocaba fazer as trocas. Tenho muita promoção para participar ainda”.