Cobat completa 22 anos e soma 250 documentos emitidos no ano





Em 14 de outubro, o Cobat (Conselho de Bairros de Tatuí) comemorou seu 22o aniversário. Formado por voluntários e sem fins lucrativos, ele consiste em um órgão representativo e visa auxiliar a administração pública do município.

Com diretoria formada por 14 pessoas, o conselho apresenta solicitações e reivindicações por meio de ofícios. Esses são numerados e protocolados e versam sobre diversos assuntos. Entre eles, recuperação de vias e a luta pela implantação de um centro de tratamento de hemodiálise para pacientes da cidade.

Atualmente, o Cobat é presidido por Antonio de Pádua Oliveira. Ele tomou posse em 27 de maio de 2003 e comanda reuniões mensais que acontecem todas as segundas-feiras de cada mês. Os encontros são abertos e iniciam-se às 20h.

Neles, o conselho adota decisões e aceita sugestões de reivindicações. Em 2014, o órgão emitiu 250 ofícios endereçados a diversos órgãos municipais, estaduais e federais. Conforme o presidente, o número representa “pouco mais que 50% da meta do ano anterior”. Em 2013, o conselho emitiu 450 ofícios.

As razões da “produção baixa” seriam “novidades, mudanças e expectativas” vividas pelos brasileiros no decorrer deste ano. Segundo Oliveira, o país sediou a Copa do Mundo e, na sequência, as eleições gerais (para deputado estadual, federal, governador, senador e presidente da República).