Da redação
O Clube do Choro do Conservatório de Tatuí realiza neste sábado, 10, apresentação gratuita com o artista Leandro Oliveira e o Bando do Tigrão, na Praça da Matriz, às 11h. O evento faz parte do projeto “Clube do Choro Convida”, que recebe artistas para participar das rodas de choro abertas ao público.
De acordo com a assessoria do Conservatório de Tatuí, a instituição “segue ocupando mais espaços da Capital da Música em um intercâmbio cultural para apreciadores do gênero e o público em geral”. O projeto reúne estudantes, artistas e admiradores do gênero musical para trocarem informações, conhecimentos e estímulo à prática do choro.
Leandro Oliveira, o Tigrão
Bacharel pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e mestrando em flauta transversal pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Leandro Oliveira atuou por oito anos como flautista principal da Orquestra Sinfônica Heliópolis, do projeto do Instituto Baccarelli. O músico foi solista na Sala São Paulo e no auditório do Museu de Arte de São Paulo (Masp) e venceu concursos nacionais, incluindo o Concurso de Interpretação de Música Brasileira, do Centro de Música Brasileira, o Concurso Nacional de Jovens Flautistas (Abraf) e o Prêmio Nabor Pires de Camargo.
Em 2010, com a Orquestra Sinfônica Heliópolis, fez a primeira turnê internacional, tocando na Alemanha, Holanda e Inglaterra. Entre os anos de 2014 e 2016, participou de turnê na Europa com o grupo de choro Dois por Quatro, realizando shows e workshops de música brasileira em países como Alemanha, Holanda, Inglaterra, França e Rússia.
Oliveira já gravou com artistas e participou de programas de televisão como o “Sr. Brasil” e o “Brasil Toca Choro”, da TV Cultura. Nos últimos anos, Oliveira tem se dedicado a composições em música brasileira.
Oliveira será acompanhado pelo “O Bando do Tigrão”, grupo regional de choro formado em 2022 para a participação no festival “É no Choro que Eu Vou”, de Curitiba (PR). O conjunto é composto por Kevin Augusto, Natan Drubi, Victor Guedes, Caio Barbosa e Leandro Tigrão.