Clássicos integram concerto da Camerata de Violões no CDMCC





AI Conservatório / Kazuo Watanabe

Edson Lopes e Patrícia Nogueira são dois dos integrantes da Camerata de Violões do Conservatório

 

Obras consagradas de compositores clássicos, especialmente arranjadas para violão, marcam o próximo concerto da Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí. A apresentação será nesta sexta-feira, 24, às 20h30, no teatro “Procópio Ferreira”.

Os ingressos custam R$ 12 (R$ 6 meia entrada). Alunos do Conservatório de Tatuí não pagam ingresso.

Sob coordenação de Edson Lopes, a camerata é formada pelos músicos Adriano Paes, Dagma Eid, Edson Lopes, Patrícia Nogueira e Ricardo Grion. O grupo apresentará obras de Georg Philipp Telemann (“Concerto em Ré Maior”, em quatro movimentos, com adaptação de Jean-François Delcamp); Filippo Gragnani (“Trio, Op. 12”, em três movimentos); e de Felix Mendelssohn (“Canção sem Palavras, Op. 62, Nº 1”, com transcrição de Edson Lopes).

Também compõem o concerto obras de Fernando Sor (“Gran Solo, Op. 14”, com transcrição e arranjo de Ricardo Grion); Mario Castelnuovo- Tedesco (“Prelúdio e Fuga No 7”, com arranjos e transcrição de Dagma Eid); Francisco Mignone (“Serenata Humorística”, com transcrição de Edson Lopes); e Agustin Barrios (“Zapateado Caribe”).

A abertura terá participação especial do Duo Favoriti, formado pelas professoras Dagma Eid e Patrícia Nogueira. As violonistas apresentam obras de C. Daquin (“Le Cou-Cou”), W. A. Mozart (“Minueto da Sinfonia no 39”) e I. Albeniz (“Rumores de la Caleta”), com arranjos de Miguel Llobet.

A Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí é intitulada como “a representante máxima da excelência no ensino de violão clássico da instituição”. Coordenada pelo renomado violonista Edson Lopes, o grupo, formado em 1996, tem por objetivo fornecer alto aperfeiçoamento artístico aos estudantes.

O primeiro trabalho desenvolvido pela camerata foi o projeto “Garoto” e que visava a difundir as obras desse compositor brasileiro, precursor da Bossa Nova.

No ano de 1998, o grupo passou a desenvolver, frequentemente, projetos de pesquisa e divulgação de compositores brasileiros. Desse modo, buscou a promoção da grande diversidade de obras escritas para o universo violonístico.

Tais projetos culminaram, no ano 2000, com o lançamento do CD “Vê Se Te Agrada”. Para promover seu primeiro CD, a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí apresentou-se em diferentes pontos do Estado de São Paulo, em significativos eventos. Entre eles, a Semana Guiomar Novaes (1998), Festival de Inverno de Campos do Jordão (1998, 1999 e 2002) e Sala São Paulo (2001), além de concertos na Rádio MEC no Rio de Janeiro (1998).

A partir do ano de 2001, passou também a receber solistas convidados, desenvolvendo repertório especialmente adaptado, transcrito ou arranjado, a fim de enriquecer a experiência do grupo. Nesse sentido, passou a se apresentar com violoncelo, coro, clarinete, e outros instrumentos.

A iniciativa foi registrada, em 2006, no CD “Convida”, no qual o violão figura ao lado de variados instrumentos em grandes clássicos da literatura musical. O trabalho conta com obras dos compositores J.S. Bach, G. Rossini, A. Vivaldi, J. Pachebel, C. Saint-Säens, A. Dvoràk, sem deixar de fora os brasileiros H. Villa-Lobos, Guerra Peixe, Villani-Côrtes e Zequinha de Abreu.