Da redação
Nesta sexta-feira, 24, o Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” (CEU das Artes) recebe o projeto Cine Ceu – desenvolvido pelo antigo grupo JUNC (Jovens Unidos na Caridade), atual Instituto Gouveia – com exibição do filme infantil “Toy Story 4”.
O evento será realizado em duas sessões: às 9h e às 14h, em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude. O filme, do gênero animação, aventura e “família”, tem duração de 1h40. A classificação é livre para todas as idades e a entrada, franca.
“Agora morando na casa da pequena Bonnie, Woody apresenta aos amigos o novo brinquedo construído por ela: Forky, baseado em um garfo de verdade. O novo posto de brinquedo não o agrada nem um pouco, o que faz com que Forky fuja de casa. Decidido a trazer de volta o atual brinquedo favorito de Bonnie, Woody parte em seu encalço e, no caminho, reencontra Bo Peep, que agora vive em um parque de diversões”, diz a sinopse do filme.
De acordo com a equipe organizadora do evento, “o objetivo do projeto é tirar as crianças das ruas e oferecer momentos de crescimento cultural por meio da sétima arte”.
O instituto
Conforme descrito na página oficial do projeto, o Instituto Gouveia é uma entidade sem fins lucrativos que nasceu neste ano de 2020 para dar continuidade às ações do antigo Grupo Junc, projeto de voluntariado que estava em atividade no município desde maio de 2014.
“Nossos ideais permanecem os mesmos, porém, mais fortes e vivos do que nunca. Nossa missão também continua a mesma: atender diversas famílias carentes e propagar o espírito da caridade e o amor ao próximo”, descreve o instituto.
As primeiras atividades do grupo aconteceram no dia 26 de maio de 2014, com a entrega de doces para crianças na Praça da Matriz. Conforme divulgado pelo projeto, o grupo foi criado “para poder levar até às pessoas carentes um pouco mais de solidariedade e calor humano”.
“Acreditamos que a mudança de alguém pode estar espelhada em nós mesmos, e acreditamos, acima de tudo, que um dia haverá um mundo onde a igualdade prevalecerá. Nos dias de hoje, o ato de caridade é considerado, por muitos, um ato de heroísmo, e temos o prazer de dizer que, para algumas pessoas, nós somos sim os heróis delas!”, descreve a diretoria.
Com isso, a entidade ressalta que tem como missão principal “fazer o bem sem olhar a quem”, com trabalhos voltados, principalmente, a pessoas que estejam em estado de vulnerabilidade social.