Os atrativos mais significativos de Tatuí, além de todos os serviços e produtos relacionados a turismo, bem como a completa opção em gastronomia na cidade, compõem o conteúdo da primeira publicação local exclusiva nesses segmentos, o guia “Tatuí Cidade Ternura”, cuja quarta edição acaba de ser lançada.
Desde a publicação inicial, em 2016, o guia também passou a ser disponibilizado pela internet, acessado por meio do portal de notícias do jornal O Progresso.
No entanto, ele consistia na reprodução exata do material impresso – portanto, sem explorar ao máximo a flexibilidade e a rapidez com que as informações podem ser transmitidas e atualizadas pela rede.
Ainda assim, a publicação on-line alcançou grande aceitação, sendo constantemente acessada, o que já cumpria sua função essencial, que é de informar os turistas em potencial e, ainda, contribuir com a divulgação dos eventos de lazer e opções de alimentação para os próprios tatuianos.
Não obstante, ao passar dos anos e, em especial, com o avanço das iniciativas em turismo estimuladas pela elevação de Tatuí a Município de Interesse Turístico, o jornal identificou a necessidade de um novo investimento na promoção dos atrativos da Capital da Música, apostando mais no dinamismo e na facilidade de acesso.
Claro, isso sem desvalorizar o veículo tradicional, impresso no formato de gibi, próprio para o manuseio recorrente, para ser guardado e revisto pelo menos ao longo de um ano.
Em razão disso, aliás, a versão impressa ganhou formato ainda mais apropriado e a impressão em papel de alta qualidade, exatamente para “durar mais”, reforçando o caráter de material de consulta.
A questão, por conseguinte, não era se a publicação um dia deveria ter uma versão digital dinâmica, mas, sim, “quando”. Provavelmente, ainda não seria em 2019, face aos investimentos necessários para tanto, os quais deveriam ser buscados junto à iniciativa privada – ainda cautelosa diante da crise econômica.
Contudo, uma surpresa em particular levou O Progresso a dar início a uma nova parceria e, assim, adiantar os planos de efetivar o guia digital.
Ocorreu quando, em uma reunião do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), por sua representante, o jornal foi procurado por um grupo de motoristas de Uber solicitando exemplares do guia impresso – os quais naquela oportunidade, já haviam se esgotado.
Disse um dos motoristas, naquele encontro, no final do ano passado: “Quando atendemos os passageiros que estão na cidade a passeio, a primeira coisa que eles querem saber é o que tem de bom para fazer aqui. Quando isso acontece, usamos o guia ‘Tatuí Cidade Ternura’. Nele, tem tudo que eles precisam saber sobre a cidade”.
Conforme o profissional, a publicação estava sendo usada por pelo menos 40 motoristas que ofereciam o serviço do aplicativo em Tatuí (agora são mais).
“Ele aguça a curiosidade das pessoas e faz com que os passageiros queiram conhecer os atrativos. Nossa intenção já era ajudar a promover o município e, com o material, temos incentivado novos visitantes”, argumentou Emerson Ribeiro, em nome dos demais motoristas.
“Participamos de audiência pública, vimos que nós poderíamos ajudar a promover a cidade, já que estamos transportando passageiros o dia todo. Então, conhecemos o guia e gostamos muito, porque ele é bem completo. É uma referência muito boa para nossos clientes”, afirmou.
Durante o transporte, além de falarem sobre os atrativos turísticos do município e contarem um pouco da história e dos títulos de “Capital da Música”, “Terra dos Doces Caseiros” e “Cidade Ternura”, os motoristas distribuem o guia aos passageiros que se interessam em conhecer mais a cidade.
Alexandre Bastos, outro prestador de serviços do aplicativo, contou que também utiliza o guia como instrumento de trabalho. Para ele, além de incentivar o turismo, a publicação traz novas oportunidades de trabalho.
“Deixo alguns exemplares do guia no bolsão, atrás do banco, de frente com o passageiro, para que ele entre no carro e já tenha curiosidade de ver o material. Muitos começam a folhear e já relataram ter se surpreendido. Tenho uma cliente que já disse que vai voltar na cidade só para visitar os pontos turísticos”, salientou Bastos.
O motorista Israel Gonçalves, que também trabalha com o Uber na cidade, ressaltou que o guia ainda é usado por moradores locais. “Muitos entram no carro e, quando veem os equipamentos turísticos disponíveis, acabam relatando que não conheciam os lugares, mesmo morando aqui”, afirmou.
“Depois de ver o guia, alguns passageiros nos chamam novamente para passeios em família e chegam pedindo para ir aos lugares que viram na publicação. Além de hotéis e restaurantes, também levamos muitos para as baladas durante o período da noite e pontos como a Fábrica São Martinho. Lá, chama muito a atenção de quem passa”, apontou Gonçalves.
Também naquela oportunidade, o secretário do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, lembrou ter ocorrido uma parceria com os prestadores de serviço do aplicativo e motoristas de táxi para que eles pudessem ajudar a divulgar a cidade.
“Os motoristas de Uber foram muito receptivos. Eles atendem muitas pessoas que estão trabalhando em alguma empresa e querem aproveitar a hospedagem na cidade, conhecer a parte cultural. Então, o guia está auxiliando muito a mostrar o que o município tem de bom”, assegurou Sinisgalli.
Considerando essa nova e tão positiva realidade, a conclusão levou à certeza de que não havia mais opção senão concretizar a nova versão digital do guia, porém, em outro formato, efetivamente dinâmico.
Assim, a partir de agora, além da versão impressa (em cuja capa há justamente um “QRCode” para gerar um “link” fácil e direto com o digital), o Guia Turístico e Gastronômico “Tatuí Cidade Ternura” passa a também ser acessado pela internet, através do endereço eletrônico www.tatuicidadeternura.com.br.
Como diferenciais da publicação anual, o portal de turismo apresenta reportagens dos fatos relacionados às áreas de cultura e turismo, apurados a partir dos acontecimentos mais relevantes do momento.
Também divulga uma agenda atualizada com tudo o que acontece em lazer, entretenimento e cultura, que pode ser tanto de música ao vivo em um bar quanto os maiores eventos do município ao longo do ano, com suas programações em detalhes.
Ainda, há espaço para a publicação de vídeos – inclusive, institucionais, próprios à divulgação de empresas pertinentes às áreas de turismo e gastronomia.
Para finalizar, o novo portal dá início a um projeto de promoção de suvenires tendo a Cidade Ternura como tema, todos com o visual assinado por artistas tatuianos.
A proposta é manter uma espécie de exposição virtual dos trabalhos de artistas locais a partir de temas também essencialmente tatuianos. A primeira série é de autoria de Jaime Pinheiro, cenógrafo e professor do Conservatório.
Assim como a população brasileira não pode mais esperar que, sem esforço próprio, alguma reforma milagrosa devolva-lhe o bem-estar, há momentos que exigem atitude urgente, e o potencial turístico em Tatuí é um deles.