
Da reportagem
Na tarde de quarta-feira, 24, no Memorial do Rugby, junto ao MIS Tatuí, foi realizada a primeira audiência para atualização do Plano de Desenvolvimento Turístico de Tatuí (PDT). A audiência teve objetivo de iniciar a revisão do plano atual, explanar a programação de atualização e receber sugestões.
Já o plano visa diagnosticar a realidade turística do município; levantar os atrativos naturais, culturais, históricos, gastronômicos e de lazer; identificar pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças para o turismo local; planejar ações de curto, médio e longo prazo; definir metas e estratégias para atrair visitantes; melhorar a infraestrutura e qualificar servidores; e estabelecer prioridades de investimentos em turismo.
Também são objetivos: organizar o setor turístico; ajudar a estruturar conselhos municipais de turismo (Comtur); criar diretrizes para políticas públicas, parcerias público-privadas e captação de recursos; atrair investimentos e recursos; ter mais facilidade em acessar verbas estaduais e federais; garantir desenvolvimento sustentável; evitar exploração predatória dos atrativos; fortalecer a economia local; gerar empregos e renda; e estimular pequenos negócios ligados à hospitalidade, gastronomia, artesanato e serviços.
A primeira etapa para a revisão começou no dia 24 deste mês e segue até 24 de outubro, período para recebimento de novas propostas, proposituras e sugestões, através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfnxVTvFO7RM-_AIcMNv1hiBO46r4BfX0qQ_V-AweBOPlMp1A/viewform.
Já em 7 de outubro, haverá a segunda audiência pública, no Centro Cultural Municipal, às 17h; no dia 30 de outubro, reunião técnica entre a comissão do Comtur com a equipe técnica do Departamento de Turismo; no dia 4 de novembro, apresentação do PDT revisado na reunião do Comtur para deliberação e votação; e de 24 de novembro a 5 de dezembro, encaminhamento da revisão do PDT para a Secretaria de Governo e Negócios Jurídicos, para posterior envio à Câmara Municipal.
Durante a audiência, Rogério Vianna, secretário-adjunto da Cultura, evidenciou a importância da realização da audiência pública, “visto que trabalhamos no poder público e precisamos ouvir a sociedade civil para entender e diagnosticar quais são os anseios e os objetivos que os munícipes desejam para a cidade”.
O secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Douglas Dalmatti Alves Lima (Buko), comentou que o Departamento de Turismo do município “tem realizado um trabalho muito bem-feito para deixar Tatuí em evidência no turismo”.
O secretário contou que, “antigamente, quando falava com pessoas de fora do município de Tatuí, todos comentavam sobre o Conservatório Dramático e Musical, mas hoje lembram também da Feira do Doce”.
“Falam que vão colocar no calendário, que precisam fazer uma visita para Tatuí e conhecer a famosa Feira do Doce, e isso é um trabalho que nós estamos construindo”, complementou.
Buko também comentou que esse não é só um trabalho da secretaria, mas do município como um todo. “Tenho certeza de que o trabalho que a cidade está fazendo está promovendo o turismo. Nós temos realmente a possibilidade de subir um degrau (de município de interesse turístico para estância)”.
O município é considerado, desde 2017, município de interesse turístico no estado e vem desenvolvendo um trabalho que objetiva tornar a cidade estância turística. Esse reconhecimento traz um recurso anual para a cidade, por meio do governo do estado. Como MIT, a cidade recebe de R$ 400 mil a R$ 600 mil por ano; caso passe para estância, pode vir a receber de R$ 3 milhões a R$ 4 milhões.
César Augusto de Araújo, presidente do Conselho de Turismo, esclareceu que, com o recurso já recebido em anos anteriores, foram realizadas as reformas da Praça da Santa, do Museu da Imagem e do Som, do Memorial do Rugby e a reforma e revitalização da Concha Acústica.
“O Comtur é responsável por indicar e aprovar os projetos, além de fiscalizar todas as obras e a destinação da verba. Nas reuniões, nós recebemos as indicações do governo, apresentamos os projetos, aprovamos e a secretaria manda, através da prefeitura, e a obra é realizada”, enumerou.
O presidente também esclareceu que a verba recebida pode ser usada apenas para obras de turismo. “E a questão de nos tornarmos estância não só traz aumento na verba, mas a nomenclatura ajuda muito também”, comentou.
Araújo complementou observando que o turismo “não é só alegria, viagem e férias, mas muito mais do que isso”. “Turismo é receita, turismo é emprego, turismo é tudo de bom que vem para o município, pois o turista que vem de fora deixará o dinheiro aqui, não só no comércio, mas também volta para a cidade em arrecadação”.
“A arrecadação de uma cidade estância turística é muito maior, e o maior beneficiado é a população, que pode ter uma saúde e educação melhores”, finalizou.
Buko também citou: “Existe a grande possibilidade de nos tornarmos estância. Nós somos muito bem avaliados e, recentemente, o governo do estado já elevou 70 cidades para MIT. Nós somos uma das três primeiras (para estância), e estamos querendo pôr mais uma pedra fundamental nesse nome e transformá-la em estância”.
Rafael Halcsick Coutinho, turismólogo da prefeitura, comentou que, de acordo com pesquisa realizada em 2023, o município recebeu, no ano, 150 mil visitas nos atrativos turísticos. Já os eventos turísticos contaram com 447 mil pessoas.
De acordo com ele, cerca de 35% do público nos eventos não é da cidade, resultando em aproximadamente 156 mil visitantes. Em relação aos atrativos, são calculados cerca de 58 mil turistas.
Conforme o turismólogo, os atrativos mais visitados foram, em ordem: o Conservatório, o Sítio do Carroção, o “Maria Tuca” e o Museu Histórico “Paulo Setúbal”.
Durante a audiência, também foi informado que o município poderia ofertar (até 2023) 722 leitos em hotéis, pousadas e pensões, sendo 32 para pessoas com deficiência.
Em relação à ocupação nos hotéis, Coutinho relatou que cerca de 37% vêm a Tatuí pelo turismo e 63%, a negócios, o que leva os hotéis da cidade a ficarem mais cheios no meio de semana e mais vazios no final de semana.
Em relação aos empregos gerados, os dados atualizados mostram que o turismo emprega 1.736 pessoas na cidade, com salário médio de R$ 2.353.
Além disso, o turismólogo relatou ter conversado com Vianna para incluir, no plano, ações que visem preservar os bens tombados do município, como a Fábrica São Martinho e a Estação Ferroviária.
“Isso é importante estar no nosso plano, para a gente já buscar ações para que não deixe isso ‘virar pó’. É importantíssimo constar no curto, médio e longo prazo”, argumentou.
Já Jean Vinícios Sebastião, também turismólogo da prefeitura, relatou que o PDT é atualizado a cada três anos, com ações a curto, médio e longo prazo.
“O plano também estabelece algumas diretrizes que a gente tem que buscar a nível da política pública e de parcerias público-privadas, as possibilidades de captação de recursos e a questão de atração de investimentos”, afirmou.
“Tudo o que está elencado no Plano Diretor de turismo são programas e projetos que podem ser desenvolvidos através de parcerias com o governo estadual, federal e recursos do município de interesse turístico”, complementou.
De acordo com Sebastião, tudo precisa ser realizado de forma sustentável. “O que está elencado no plano não é da cabeça do turismólogo, do secretário e de quem está à frente do Comtur, mas são ações que coletamos informações por meio de audiências públicas e reuniões de conselhos, e estabelecemos uma forma do plano que permita um desenvolvimento sustentável, valorizando a identidade local do município”, informou.
O PDT que está sendo trabalhado agora terá validade de 2026 a 2028 e, segundo o turismólogo, essa revisão a cada três anos é um dos requisitos da lei do MIT, que determina que todos os planos de desenvolvimento turístico passem por atualização periódica.
“A cada três anos, a gente tem que estar trabalhando em cima dessa atualização do Plano Diretor de Turismo, até para fazermos diagnóstico de como o plano funcionou nos três anos que se passaram e projetar os próximos três. A metodologia dessa audiência pública é justamente buscar a opinião de todas as pessoas da sociedade civil da cidade”, contou.
Além disso, Sebastião antecipou que será realizada a atualização do inventário turístico do município, como os estabelecimentos ligados ao turismo (restaurantes, lanchonetes e sorveterias) e a dos atrativos turísticos.
“Haja vista que, por exemplo, esse espaço em que estamos hoje é um equipamento novo na cidade, um equipamento turístico e cultural que não existia antes, e a cidade precisa passar por esse processo de novos atrativos turísticos”, disse.
Na audiência, também esteve presente o vereador Kelvin Joelmir de Morais (PT), que parabenizou a equipe do Departamento de Turismo e o secretário pela realização da audiência.
“Costumo dizer para as pessoas que, para a gente que está na administração pública, que está no poder público, é preciso ouvir as pessoas, porque ninguém é suficientemente iluminado para saber de tudo. É importante consultar e ter acesso à inteligência coletiva”, comentou.
Kelvin também falou que o município “sofreu muito com o processo de desindustrialização nos últimos dez anos. E tem uma alternativa para a gente superar os desempregos gerados por esse processo, que está na nossa gênese, que está na nossa história como Capital da Música: a cultura e o turismo”.
O vereador também falou sobre o Conservatório de Tatuí que, segundo ele, é o principal atrativo turístico de Tatuí. “Hoje o Conservatório tem uma limitação de idade para o ingresso, e isso, na prática, fará com que os cursos não tenham todas as vagas ocupadas”, opinou.
“É importante que fiquemos atentos a essa questão. E, também, enquanto vereador, cidadão e membro da Câmara Municipal, estou à disposição do Conselho de Turismo, da prefeitura e da sociedade civil organizada para estarmos discutindo o plano que é o futuro da nossa cidade”, finalizou.
Posteriormente, Coutinho também falou sobre o crescimento do turismo na região, que pode acabar impactando Tatuí. O turismólogo citou o parque da Cacau Show que está sendo construído entre Itu e Sorocaba. “E estamos bem colados com eles”, apontou.
“Tem um turismo que está crescendo muito, o chamado ‘turismo de proximidade’, em que a pessoa se locomove para cidades mais próximas, e moradores da capital estão saindo muito de São Paulo para conhecer a região, e a melhor via é a Castello Branco”, comentou.
“Não é só o parque da Cacau Show que estamos ganhando de investimento, mas em, Araçoiaba da Serra está previsto um resort e, em São Miguel Arcanjo, está sendo construída uma estátua maior do que o Cristo Redentor, que, só com a cabeça pronta, já está recebendo muitos turistas. Imagine quando ela estiver finalizada. A tendência do turismo é crescer cada vez mais na nossa região”, finalizou.