Mais
    Início Cultura Cidade recebe grupo de turistas em projeto de rota ‘receptiva’

    Cidade recebe grupo de turistas em projeto de rota ‘receptiva’





    AC Prefeitura

    Visitantes estiveram em Tatuí nesta semana, conheceram pontos históricos e conversaram com prefeito

     

    Nesta semana, Tatuí recebeu mais um grupo de 90 pessoas dentro de projeto de criação de rota para turismo receptivo. A informação é da assessoria de comunicação do Executivo.

    De acordo com nota enviada à imprensa, o setor afirma que a cidade “vem colhendo os frutos de uma nova visão na área de turismo”. O foco é geração de emprego e renda.

    A assessoria também destacou que iniciativas bem-sucedidas, como a Festa do Doce e a Vila de Natal, estão “despertando o interesse de visitantes que procuram a cidade em busca de atrações além da música, do voo à vela e dos haras”.

    Conforme a Prefeitura, “uma agência de turismo de São Paulo” intermediou o passeio para integrantes da Associação de Funcionários Públicos do Estado.

    Segundo o Executivo, esse fluxo “vem despertando o interesse de diversas agências que começam a operar o chamado turismo receptivo no município”.

    As ações são incentivadas e monitoradas pelo Departamento Municipal de Cultura e Desenvolvimento Turístico. O órgão é o responsável por todo suporte para que o município possa “se consolidar como rota de lazer e entretenimento”.

    Os visitantes passam por um “roteiro pré-formatado”, elaborado com o propósito de colocar Tatuí “no portfólio de destinos do interior do Estado de São Paulo”. A rota destaca a história, a música e a culinária como atrativos.

    “Quem escolhe Tatuí como destino tem a oportunidade de conhecer a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, a Praça da Matriz, com o tradicional ‘Música na Praça’ e a Feira de Artesanato”, iniciou o diretor de Cultura, Jorge Rizek.

    Conforme ele, o roteiro também conta com visitações ao Museu Histórico “Paulo Setúbal” e o Conservatório de Tatuí. Os turistas também podem “aproveitar a boa culinária tatuiana e seus doces tradicionais”, salientou Rizek.

    O prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, esteve com os turistas. Na ocasião, ouviu ótimos relatos e impressões de membros do grupo a respeito da cidade.

    “Os visitantes ficaram encantados com o charme de nossas praças, claro, com o Conservatório que é referência para toda América Latina, com a beleza dos artesanatos e, todos, sem exceção, voltaram para São Paulo carregados com caixas e caixas de doce. Os hotéis e restaurantes ficaram lotados. O comércio e toda a economia da cidade agradecem”, disse, via assessoria.

    Além desse trabalho, o município conta um Guia Turístico (edição 2014/2015), viabilizado por meio de trabalho do Conselho Municipal de Turismo. A iniciativa contou com apoio da ACE (Associação Comercial e Empresarial), Acertar (Associação dos Ceramistas de Tatuí e Região), Sindicato Rural Patronal e Sindmetal (Sindicato dos Metalúrgicos de Tatuí e Região).

    O guia é resultado de cooperação dos membros do Comtur e professoras da área de turismo do departamento de Cultura. A intenção é fomentar o desenvolvimento turístico da cidade, fornecendo gratuitamente “material informativo de qualidade para os turistas que estão de passagem pelo município”.