
Da redação
De 8 a 16 de novembro, Tatuí sediará a 5ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe de Esporte, considerada o mais importante evento do país dedicado às competições funcionais da raça.
A programação, que acontecerá no Centro Hípico de Tatuí (CHT), reunirá criadores, proprietários e competidores de diversas regiões do Brasil, destacando a versatilidade e o desempenho esportivo do cavalo árabe.
Promovida pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), a exposição contará com nove dias de provas “que evidenciam a habilidade e a elegância dos animais”, conforme antecipado pela assessoria de comunicação da prefeitura.
O público poderá acompanhar disputas de halter, performance, três tambores, seis balizas, salto, hipismo rural e maneabilidade, entre outras modalidades.
A edição deste ano incluirá, ainda, duas exposições conjuntas: a Brazilian Breeders’Cup, que valoriza a criação nacional do cavalo árabe nas competições esportivas, e a Exposição Internacional do Cavalo Árabe, com provas de halter e diferentes estilos de montaria de performance.
Segundo o presidente da ABCCA, Francisco Carrasco, a expectativa é de “um evento grandioso, que reforça o papel do cavalo árabe nas práticas esportivas”.
“Esta edição fortalece o movimento de valorização do cavalo árabe de esporte e está totalmente alinhada ao trabalho de fomento que desenvolvemos para incentivar o uso do cavalo em sua principal função: ser montado. O árabe é um cavalo de sela por excelência, versátil e preparado para as mais diversas modalidades esportivas”, complementa.
A entrada é gratuita e aberta ao público, “oferecendo uma oportunidade única para que visitantes conheçam mais sobre o universo do cavalo árabe de esporte e o trabalho de seleção e treinamento desenvolvido no Brasil”, ainda segundo anunciado.
O Centro Hípico de Tatuí (CHT), local da 5ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe de Esporte, está situado na rodovia Senador Laurindo Dias Minhoto (SP-141), Km 24,5, no trevo da Ceagesp. Mais informações estão disponíveis nas redes sociais da ABCCA (@abccarabe) ou no site www.abcca.com.br.








